- 8.2.00.00
-
Horário do Registro 27/10/2022 07:04:23
IMPORTAÇÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA (XML NF-E)
Implementado ao processo de importação de nota fiscal eletrônica o cadastro automático das alíquotas de impostos com percentuais referentes ao FCP (Fundo de Combate a Pobreza), quando o arquivo XML possuir valores de FCP.
-
Horário do Registro 12/06/2023 10:20:57
IMPORTAÇÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA (XML NF-e)
Foi implementado na tela principal, a exibição dos dados referentes aos valores de FCP (Fundo de Combate a Pobreza) contido na nota fiscal.
No grupo de informações dos Dados do Destinatário - Total - Impostos foram inseridas, na segunda coluna, os campos de FCP ST, FCP ST Ret. e FCP, que serão preenchidos com os valores gravados no grupo de totalização do arquivo XML (grupo: ICMSTot com as tags = vFCPST, vFCPSTRET e vFCP). Caso a nota não tenha valores de FCP, os campos serão exibidos zerados.
Na grade de informações dos Itens da Nota de Entrada foram adicionadas as colunas de Perc. FCP e Valor FCP que será preenchido com os dados das tags pFCP e vFCP do arquivo XML importado.
Quando a empresa estiver configurada para a criação automática da alíquota de impostos (Controle > Cadastros > Parâmetros > 390 - Estoque > Página C > Importa alíquota de impostos através da importação do XML da NF-e? = Sim), ao clicar no botão PROCESSAR, o percentual de FCP será identificado automaticamente e será importado diretamente no cadastro de alíquota, evitando que o usuário tenha a necessidade de acessar o cadastro e inserir a informação de forma manual para o fechamento do cálculo da nota de entrada.
-
Horário do Registro 14/12/2023 10:43:24
458 - IMPORTAÇÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA (XML NF-e)
A manifestação do destinatário de uma NF-e está prevista na cláusula décima-quinta do Ajuste SINIEF 7/2005, e permite que o destinatário da nota, manifeste-se sobre a sua participação comercial descrita na NF-e, confirmando as devidas informações prestadas pelo seu fornecedor e emissor do respectivo documento fiscal.
Com este recurso, as empresas obterão os seguintes benefícios:
Identificação das NF-e emitidas no Brasil que foram destinadas a empresa e com isso a localização das notas emitidas indevidamente para ela;
Baixar o XML direto no PRÓTON ERP e realizar o lançamento de entrada da nota;
Segurança Jurídica para evitar que a NF-e seja cancelada de forma indevida, uma vez que a manifestação do destinatário de confirmação da operação impede tal procedimento pelo emitente da nota;
Proteger a empresa de organizações criminosas isentando de problemas fiscais resultantes de operações fraudulentas com o uso inadequado do CNPJ e I.E;
Exportação dos arquivos XML salvando no dispositivo do usuário.
Na cláusula décima quinta-A do Ajuste do SINIEF 7/2005 define que a manifestação do destinatário é composto de 4 (quatro) eventos, são eles:
CIÊNCIA DA OPERAÇÃO - CONFIRMAÇÃO DA OPERAÇÃO
OPERAÇÃO NÃO REALIZADA - DESCONHECIMENTO DA OPERAÇÃO
1 – Ciência da Operação: Declara ter ciência sobre uma determinada operação destinada ao seu CNPJ, mas ainda não possui elementos para a manifestação definitiva sobre a operação citada. Este evento é opcional e dar condições ao destinatário obter o XML da nota.
2 – Confirmação da Operação: Declara a confirmação da operação descrita na NF-e e o recebimento da mercadoria (para as operações relacionadas com circulação de mercadoria). Após o registro deste evento, o download do XML da NF-e é realizado no banco de dados e a empresa emitente do documento fiscal fica impedida de efetuar o cancelamento da nota.
3 – Operação Não Realizada: Declara que a operação não foi realizada (com recusa de recebimento da mercadoria e outros motivos), não cabendo a emissão de uma Nota Fiscal de devolução. Para este evento, é obrigatório informar uma justificativa explicando o porquê de a operação não ter realizado.
4 – Desconhecimento da Operação: Declara o desconhecimento sobre uma determinada operação destinada ao seu CNPJ.
Na cláusula décima quinta-C do Ajuste do SINIEF 7/2005, é determinado que o evento de manifestação deverá ser realizado dentro do prazo máximo legal de 180 (cento e oitenta) dias a partir da data de autorização da NF-e, exceto a Ciência da Operação que o prazo é de apenas 10 (dez) dias.
As empresas deverão enviar apenas uma única manifestação por evento, tendo validade somente para o último evento registrado. Quando enviado o registro do evento Ciência da Operação, a empresa que está como destinatário, fica obrigada em enviar um evento de manifestação conclusiva (Confirmação, Não Realização ou Desconhecimento).
A manifestação que não for realizada dentro do prazo máximo de 180 dias, a operação automaticamente será considerada como realizada, tendo os mesmos efeitos que o registro de evento da Confirmação da Operação. Caso a empresa precise modificar este evento para Desconhecimento da Operação ou Operação Não Realizada, a empresa deverá solicitar a autorização junto ao Fisco.
ATENÇÃO: Antes de ativar o PRÓTON NF-e, é de extrema importância verificar se existe alguma outra empresa terceirizada, utilizando o certificado digital para consultar e baixar os arquivos XML das notas fiscais que foram emitidos para o CNPJ da empresa.
Em seguida, deve ser solicitado todos os arquivos XML que foram baixados e que ainda não foram escriturados, depois, requisitar a interrupção imediata do uso do certificado digital. Por fim, esses arquivos deverão ser enviado no final do mês para a contabilidade.
Este procedimento é indispensável, pois não pode haver concorrência nas requisições para a baixa dos arquivos XML no ambiente da SEFAZ. Isso evitará, que esse acervo de notas fique disperso em várias empresas. Quando o XML da nota é baixada, ela fica indisponível para ser baixada novamente. A partir do momento que ativar este recurso no PRÓTON ERP, os softwares anteriores não conseguirão realizar novas consultas.
Ao ativar este recurso, o PRÓTON ERP passará a realizar a cada 70 (setenta) minutos, uma checagem automática no ambiente nacional de notas fiscais eletrônicas e importará um montante de até 50 (cinquenta) notas por vez, que foram emitidas após ativação deste processo, ou seja, não serão efetuadas consultas retroativas.
Importação de Nota Fiscal Eletrônica
O processo 458 - Importação de Nota Fiscal Eletrônica (XML NF-e), foi modificado para atender ao novo recurso de Manifestação de Destinatário e além disso, foram inseridas novas melhorias que visam maior fluidez e segurança.
Acesse o caminho Logística > Recepção de Mercadorias > 458 - Importação de Nota Fiscal Eletrônica (XML NF-e), em seguida o usuário será redirecionado automaticamente para a tela de Notas (NF-e) Importadas através de XML.
Removido dos Parâmetros Personalizados (tecla F4 ou Alt+R), o campo Exibir as pendências as iniciar? que antes determinava como seria o funcionamento da tela inicial da importação de arquivos XML.
Adicionado nos Parâmetros Personalizados (tecla F4 ou Alt+R), o campo Limite de dias p/ Visualização, que determina a quantidade de dias de limite que deve ser utilizado para filtrar os registros a serem exibidos na tela de notas importadas. Este limite será baseado na data de liberação da nota.
Na manutenção de Notas (NF-e) Importadas através de XML, foi adicionada uma nova situação que será sinalizada na cor azul, indicando o processamento e geração da nota de entrada a partir do XML
Na lista das notas, foram adicionadas 3 (três) novas colunas Cód.Entrada, Ped.Gerado e Data/Hora Lib, que exibem respectivamente, o código da nota de entrada gerada, o número do pedido de venda e a Data/Hora de Liberação. Além disso, ao teclar Ctrl+C em qualquer nota, o usuário copiará a chave de acesso da nota selecionada.
O procedimento de carregar o arquivo XML e a geração da nota de entrada, foi alterado para tornar o processo mais prático e rápido. Ao clicar no botão Carregar NF-e ou teclar Alt+N, o usuário deve selecionar um ou mais arquivos, e ao confirmar, o PRÓTON ERP realizará as análises e automaticamente processará a nota fiscal gerando assim a nota de entrada.
Caso o arquivo XML já tenha sido importado ou esteja corrompido, a sua situação ficará como Falha na Importação XML, caso tenha inconformidade na validação dos dados, o arquivo ficará como Importado com Inconsistências. O botão de Divergências ficará habilitado para listar as inconsistências que impediram a geração da nota de entrada.
Após efetuar os devidos ajustes, ao acessar o processo, a nota estará disponível na lista de Notas Importadas através de XML. Para processar a nota novamente, basta navegar e teclar ENTER, em seguida clicar em Processar ou teclar Alt+A. Se a nota foi processada e gerada a nota de entrada, a coluna Sit vai mudar para cor azul indicando que o arquivo foi importado e gerado a Nota Entrada e permanecerá na tela de acordo com a configuração do F4 do limite de dias para visualização.
Para consultar a nota de entrada gerada, acessar o caminho Logística > Recepção de Mercadorias > 97 - Nota de Entrada, informar a Unidade e o controle da nota.
Manifestação do Destinatário da Nota
O processo de Manifestação do Destinatário requer comunicação direta com o servidor de NF-e, nela a empresa vai manifestar o seu envolvimento comercial com as NF-e que foram emitidas para o seu CNPJ.
Após o envio do registro da manifestação, o PRÓTON NFE efetuará a baixa do arquivo XML diretamente do Servidor da SEFAZ, em seguida vai disponibilizar no PRÓTON ERP. O usuário poderá visualizar o DANFE e importar essa nota no sistema gerando uma Nota de Entrada. Também poderá exportar os arquivos XML’s no dispositivo do usuário.
Acesse Logística > Recepção de Mercadorias > 458 - Importação de Nota Fiscal Eletrônica (XML NF-E), e clique em Carregar NF-e Sefaz ou tecle Alt+S.
Informe os filtros desejados e clique em Consultar ou tecle Alt+C.
Após confirmar a geração da consulta das notas fiscais na Sefaz, os botões Exibir DANFE, Manifestar, Importar ERP e Limpar Seleção podem vir desabilitados. Nestes casos, os campos serão ativados mediante alguns critérios.
Navegue utilizando as teclas seta para cima e seta para baixo, em seguida, selecione as notas desejadas com a tecla barra de espaço ou o clique do mouse na primeira coluna da lista. Por segurança, será permitido manifestar ou importar no máximo 30 (trinta) documentos fiscais por vez.
Após selecionar as notas fiscais, os botões Manifestar (Alt+M), Importar ERP (Alt+I) e Limpar Seleção (Alt+L) serão habilitadas. O botão Exibir DANFE (Alt+D) ficará disponível somente quando a coluna XML estiver preenchida como Baixado. O Limpar Seleção vai desfazer as seleções das notas, o Importar ERP será utilizado apenas quando o XML estiver baixado e o Manifestar é onde será solicitado a manifestação da nota.
O primeiro passo que deve ser efetuado é a manifestação. Clique em Manifestar ou tecle Alt+M, logo em seguida selecione o tipo de manifestação que deseja realizar e depois clique em Manifestar.
Atenção: ao utilizar o evento de Ciência da Operação, a empresa tem até 180 (cento e oitenta) dias, contando a partir da data de autorização da nota fiscal, para realizar uma manifestação conclusiva (Confirmação, Desconhecimento ou Operação não realizada). Ao selecionar o evento de Operação Não Realizada será habilitado o campo de Justificativa para informar o motivo da operação não ter sido realizada.
Após o registro da manifestação, será atualizado na tela de consultas de Notas Fiscais Recebidas da Sefaz, a informação da situação do manifesto (Ciência, Confirmado, Desconhecido e Não Realizado) e a atualização da coluna XML com a informação de baixado. Com isso, o botão Exibir DANFE ficará ativo e poderá visualizar o DANFE da nota selecionada.
Selecione a nota na lista, que esteja com o XML na situação de baixado e clique em Exibir DANFE ou tecle Alt+D.
Para realizar a importação da NF-e, selecione a(s) nota(s) que esteja com o XML como baixado, e em seguida clique em Importar ERP ou tecle Alt+I.
Ao clicar em OK (Alt+O), a tela será fechada e o PRÓTON ERP vai realizar as devidas validações, a coluna de Entrada ERP será atualizada com a situação Importado.
Em seguida, a nota será processada e efetuará diversas validações para gerar a nota de entrada da NF-e. Caso tenha alguma inconsistência, a coluna Entrada ERP atualizará para COM ERROS e o usuário deverá corrigir, e tentar fazer a importação novamente.
Quando processar a nota fiscal e não for encontrado nenhuma inconsistência, a nota de entrada será gerada com sucesso, e com isso, na consulta de notas fiscais a informação da Entrada ERP será atualizada para CONCLUÍDO.
Acesse Logística > Recepção de Mercadorias > 97 – Nota de Entrada, no campo Pesquisar Nota de Entrada digite o código de controle anotado na Importação do arquivo XML e verifique a nota de entrada gerada.
Para exportar os arquivos XML das notas fiscais, selecione a(s) nota(s) que esteja com a coluna XML preenchida como BAIXADO, e logo em seguida clique em Exportar XML ou tecle Alt+E.
Ao clicar em OK (Alt+O), será aberta uma tela para informar onde deseja salvar os documentos.
Consulta do Ajuste SINIEF 7/2005
https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/ajustes/2005/AJ007_05
-
Horário do Registro 25/03/2024 11:26:07
IMPORTAÇÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA (XML NF-e)
No processo 458 - Importação de Nota Fiscal Eletrônica (XML), habilitamos a possibilidade de copiar a chave de acesso da NFe.
Também foi inserido no processo 97 - Nota de Entrada, o botão Importação de NFe (XML), com o atalho ALT + X, que levará para o processo 458.
- 8.0.10.01
-
Horário do Registro 19/02/2020 11:34:13
IMPORTAÇÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA (XML NF-E)
Foi implementado na Importação de Nota Fiscal Eletrônica (XML NF-e) a importação de arquivos xml contendo o CPF como emitente da Nota Fiscal. A importação funcionará semelhante a XML emitidos com CNPJ.
- 8.0.08.00
-
Horário do Registro 17/02/2020 04:59:49
IMPORTAÇÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA (XML NF-E)
Foi implementado no processo de Importação de Nota Fiscal Eletrônica (XML NF-e), novos recursos que proporcionam uma melhoria no uso diário do lançamento da nota de entrada através de arquivos XML.
Cadastro Autómatico de Fornecedor:
Ao tentar importar um arquivo XML e não encontrar o CNPJ do Fornecedor cadastrado no PRÓTON ERP, será efetuado um cadastro autómatico do fornecedor baseado nos dados contidos no XML, além disso, será verificado a existência do CEP na base de dados, e caso não exista, também será criado e associado no cadastro do fornecedor. A consulta do CEP cadastrado pode ser realizado em FINANCEIRO > CONTAS A RECEBER > CADASTROS > 167 - MUNICÍPIOS e a consulta do Fornecedor em COMPRAS > CADASTROS > 267 - FORNECEDORES
Ao carregar os itens do arquivo XML e clicar em "Processar" será realizado várias validações a cerca do cadastramento da nota de entrada. Ao checar a existência de mercadorias do XML no PRÓTON ERP e não encontrando o seu cadastro, o arquivo XML ficará como "Arquivo com inconsistências" na tela de "Notas (NF-e) Pendentes" e o botão "Mercadorias Pendentes".
Cadastro de Mercadorias ou Associação do Código Original
Ao clicar no botão "Mercadorias Pendentes", será exibido uma tela com a relação das mercadorias que não foram encontradas no PRÓTON ERP.
O usuário possui a possibilidade de cadastrar uma nova mercadoria ou associar o codigo original do próduto a uma mercadoria existente no sistema.
- O primeiro passo é selecionar as mercadorias com "BARRA DE ESPAÇO" ou com "DUPLO CLIQUE DO MOUSE".
- Após a marcação da mercadoria, os botões "Adicionar Mercadoria" e "Associar Fornecedor" ficarão habilitados.
- Ao clicar em "Adicionar Mercadoria" serão solicitados alguns dados para o cadastro
- Para editar e inserir os dados, basta teclar "ENTER"
- Para concluir a inserção dos registros, deve ser clicado em "Confirmar"
OBS: As mercadorias cadastradas ficarão inativadas para Compra e Venda, e serão associadas ao fornecedor da nota fiscal.
- Ao clicar em "Associar Fornecedor" será solicitado apenas o código do próduto do PRÓTON ERP
Depois de cadastrar ou associar os produtos, a nota fiscal está apto para ser processada e gerada a nota de entrada.
- 8.0.05.00
-
Horário do Registro 02/10/2019 16:22:07
IMPORTAÇÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA (XML NF-E)
Implementado na Importação de Nota Fiscal Eletrônica (XML NF-e) novo botão com recurso de modificar a Data de Lançamento da Entrada. Este botão foi inserido na tela de Notas Pendentes.
Ao clicar no botão, Alterar Data Lançamento será solicitado a data de lançamento que deverá ser inserido na nota de entrada. Esta data não poderá ser menor que a data de emissão contida no arquivo XML.
- 8.0.03.06
-
Horário do Registro 02/10/2019 16:22:07
IMPORTAÇÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA (XML NF-E)
Disponibilizamos na Importação de Nota Fiscal Eletrônica (XML NF-e), a opção de selecionar simultaneamente vários arquivos XMLs. Ao clicar no botão "Carregar NF-e...", o usuário poderá selecionar vários arquivos XML ao mesmo tempo.
Na tela abaixo, será informada a situação dos arquivos importadas (coluna Situação) e na coluna Nome do Arquivo, é possível identificar o local de origem do arquivo importado. Ao navegar entre os arquivos disponíveis em tela, o sistema exibirá na parte inferior a mensagem referente ao processamento do arquivo.
OBS: Caso seja importado mais de um arquivo, ao clicar em "OK", o usuário será direcionado para a tela de notas pendentes e após selecionar a nota desejada com a tecla "ENTER", o processamento de dados pode ser realizado.
A tela de Notas Pendentes foi modificada com o objetivo de facilitar a visualização e pesquisa das notas. Adicionamos informações sobre Chave de Acesso e o Nome do Arquivo, a legenda da situação dos arquivos importados, a quantidade de registros pendentes para a geração da nota e o botão de localização.
No grid das notas, adicionamos a coluna 'Sit' que indica através das cores verde ou vermelha, o status do resultado de importação do arquivo. No cabeçalho contém a legenda das cores e seus respectivos significados.
As notas que apresentarem erros ficarão com o botão "Divergências" habilitado. Ao clicar no botão, o sistema fornecerá as informações sobre os erros encontrados que impedem a geração da nota de entrada.
- 7.0.53.00
-
Horário do Registro 02/10/2019 16:22:07
IMPORTAÇÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA (XML NF-E)
Uma nova mensagem de alerta será exibida no relatório de Divergências de Importação de XML. Caso conste no arquivo XML importado, mercadoria(s) inativa(s) para compra e/ou venda, será exibida a seguinte mensagem para que a configuração do produto seja revisada: