0 - CARTEIRA DIGITAL (PIX)

  • 8.0.09.22
  • Horário do Registro 04/12/2020 10:57:49

    CARTEIRA DIGITAL (PIX)

    PIX – Pagamento Instantâneo

    1. INTRODUÇÃO

     

                Este documento tem como principal objetivo ORIENTAR, DETALHAR e EXEMPLIFICAR o funcionamento de processos no PRÓTON ERP. Nos tópicos a seguir, serão apresentadas o funcionamento do novo meio de pagamento criado pelo Banco Central, o PIX no PRÓTON ERP.

     

    O PIX é o pagamento instantâneo brasileiro que foi criado pelo Banco Central, e será fornecido pelas instituições financeiras, permitindo aos clientes que o uso do recurso financeiro seja transferido entre as contas em questão de segundos, a qualquer hora e dia.

     

                Segundo o Banco Central, as principais vantagens do PIX são:

     

    • Rapidez: As transações serão concluídas em poucos segundos, e o valor estará disponível para o recebedor em tempo real;
    • Disponibilidade: As transações serão realizadas 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive aos feriados.
    • Custo: O serviço é gratuito para pessoas físicas.

     

                O PIX poderá ser habilitado e realizado a partir de uma Conta Poupança, Conta Corrente ou Pagamento Pré-paga. Além de aumentar a velocidade de pagamentos ou transferências, o uso do PIX tem o potencial de:

     

    • Alavancar a competitividade e a eficiência no mercado;
    • Aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes;
    • Incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo;

     

                Os nossos sistemas (PROTÓN PDV e PRÓTON ERP) foram ajustados para contemplar este novo recurso, disponível no mercado brasileiro desde o dia 16 de novembro de 2020. O uso dessa funcionalidade será detalhado nos próximos tópicos, onde será demonstrado o passo a passo do uso.

     

    2. PARÂMETRO DE FATURAMENTO

                Na Página (G) dos Parâmetros de Faturamento, foi adicionado nas formas de pagamento a opção DI – Carteira Digital. Esta forma de pagamento permite os recebimentos em carteira digital, tais como PICPAY, PagSeguro, Mercado Pago, Itaú Cash e o próprio PIX.

     

                Na aba de Parâmetros PDV, foi implementado o campo “Exibe QRCode da carteira digital no PINPAD?” que determina se o PINPAD conectado ao equipamento do PRÓTON PDV vai exibir o QRCode para o pagamento da Carteira Digital. Vale lembrar que o recurso de exibição do QRCode no PINPAD está sujeito a compatibilidade do equipamento para a requerida função. O suporte do PINPAD deverá ser consultado.

     

               ATENÇÃO: No PRÓTON PDV, ao utilizar a forma de recebimento em Carteira Digital, será exibido também no monitor do Caixa o QRCode gerado para o pagamento da venda realizada.

     

     

     

    3. CADASTRO DE CLIENTE

                Nos dados da unidade de atuação do cliente, acionado pelo cadastro do cliente através do botão “Dados p/Und.Negócio”, foi implementado a forma de pagamento ‘DI - Carteira Digital’ sendo necessário habilitar o uso para o cliente. A marcação da opção é feita com a tecla “Barra de Espaço”.

     

             ATENÇÃO: As formas de recebimentos que estarão disponíveis para o cliente no ato da finalização das vendas no PRÓTON PDV seguem sempre por padrão a seguinte hierarquia de atendimento:

     

    Primeiramente será verificado as formas de recebimento configuradas no CADASTRO DO CLIENTE, caso não possua nenhum tipo de recebimento, será analisado em seguida a CONDIÇÃO DE VENDA que está sendo utilizada na venda, depois as formas de pagamento habilitadas no CAIXA PDV e por fim, as formas de pagamento definidas no PARÂMETRO DE FATURAMENTO.

     

                Essa nova forma de recebimento (Carteira Digital), também foi inserida no Cadastro do Caixa e da Condição de Venda.

     

     

    4. CADASTRO DA CARTEIRA DIGITAL

                Esse cadastro é IMPRESCINDÍVEL para o êxito absoluto do controle do PIX (e outras Carteiras Digitais) no PRÓTON ERP. É através dele que a empresa indica a conta financeira que serão lançadas as movimentações, os centros de custos, e o tipo de título que será criada com os recebimentos efetuados com a Carteira Digital.

     

                Na prática, os recebimentos realizados no PRÓTON PDV com o PIX vão movimentar (como crédito) diretamente a conta financeira da empresa gerando assim, um título no contas a receber com a situação “Liquidada” para identificar a movimentação.

     

                O cadastro foi adicionado em FINANCEIRO > CONTAS A RECEBER > CADASTROS > 636 – CARTEIRA DIGITAL

     

                Ao acessar a rotina e solicitar um novo cadastro, será exibido a tela abaixo para realizar algumas configurações importantes.

     

             No campo de Código deve ser informado o Número de Controle da Carteira Digital cadastrada na tabela do SITEF. Esse código será utilizado para identificar qual foi a carteira digital utilizada e listar os valores nos relatórios, além de lançar a movimentação na conta informada.

     

     

                No campo “Descrição da Carteira Digital” deve ser informado o nome da carteira digital a que se refere ao código de controle informado anteriormente.

     

     

                O “Tipo de Título” tem o objetivo de determinar qual o tipo de título que será criado os títulos referentes a carteira digital. Caso a empresa deseja utilizar um tipo de título específico para as transações com Carteira Digital, poderá ser cadastrado um tipo em CONTROLE > CADASTROS > 400 – TIPOS DE TÍTULOS.

     

    Os campos de “Conta Financeira” e “Centro de Custo Venda” serão utilizados para o lançamento das movimentações dos recebimentos com PIX ou outra Carteira Digital. Ou seja, os valores das transações serão lançados como crédito na Conta Financeira e no Centro de Custo.

     

                Os campos de “Taxa”, “Valor / Percentual” e “Centro de Custo Taxa” serão ativados posteriormente, mas serão utilizados para informar os dados das taxas de uso do PIX pela empresa.

     

    5. GERAÇÃO DE CARGA OFFLINE

                Após realizar as devidas configurações e cadastros, o próximo passo é a geração de cargas de dados para o PRÓTON PDV. Esse processo é realizado em FATURAMENTO > VAREJO > 678 – GERAÇÃO DE CARGA OFFLINE

     

     

     

     

     

     

     

     

    FUNCIONALIDADE PRÁTICO

    CARTEIRA DIGITAL – PIX

     

    1. > CADASTRO DO CAIXA

    Para iniciar a simulação da funcionalidade do PIX, cadastramos um Caixa de Auto Serviço que será utilizado no PRÓTON PDV. Para este caixa foi habilitado apenas os recebimentos em Dinheiro e Cartão.

               

               

     

     

    1. > CADASTRO DE CLIENTE

    Logo após o cadastro do caixa, foi configurado um cliente para usar as formas de pagamento além de Cartão e Dinheiro a Carteira Digital.

     

     

    1. > CADASTRO DE TIPO DE TÍTULO

    Para uma organização mais eficaz e ajudar na identificação dos títulos da Carteira Digital, foi cadastrado um novo tipo de título e será associado no cadastro da Carteira Digital.

               

    1. > CADASTRO DE CARTEIRA DIGITAL

    Antes de gerar a carga de dados para o PRÓTON PDV cadastramos a Carteira Digital para o PIX, e informamos a Conta Financeira e o Centro de Custo que serão movimentados com a transação.

     

               

     

     

    1. > GERAÇÃO DE CARGAS E DIFUSÃO DE DADOS DO PDV

    Concluído os cadastros e configurações, o passo seguinte é gerar e enviar a carga de dados para o Caixas de Frente de loja (PRÓTON PDV) e logo em seguida, realizar as vendas.

     

     

     

    Antes de inicializar a realização das vendas com o PIX ou qualquer, outra Carteira Digital é necessária ficar atento ao rodapé do PRÓTON PDV. O pré-requisito de equipamento periférico fundamental, é a existência do PINPAD conectado ao terminal do PDV, pois será efetuado uma consulta ao TEF verificando as plataformas digitais disponíveis.

     

     

    Se no campo “PINPAD” estiver como Ausente não será possível fazer recebimentos com a Carteira Digital, mas retornará a seguinte mensagem para o usuário: “Não foi possível consultar o TEF”.

     

               

     

    Somente quando o “PINPAD” estiver com a informação “Online” que o terminal estará apto para utilizar recebimentos em PIX.

     

     

    No atalho (I) INFORMAÇÕES foi utilizado o código de cliente configurado anteriormente no PRÓTON ERP com os pagamentos em Dinheiro, Cartão de Crédito/Débito e Carteira Digital.

     

     

    Ao fechar a venda, o cliente poderá pagar em DINHEIRO, CARTÃO, CARTEIRA DIGITAL e PIX conforme a imagem a seguir.

     

               

     

    Para receber com o PIX, basta clicar em O - PIX” ou letra O, será solicitado o valor que será pago com o PIX.

     

    Logo em seguida, vai ser exibido no monitor do PRÓTON PDV e no PINPAD o QRCode que o cliente deverá ler com seu SMARTPHONE.

     

     

    ATENÇÃO: Para a exibição do QRCode no PINPAD, é preciso que o parâmetro de faturamento (vide item PARÂMETRO DE FATURAMENTO, pág. 3) esteja devidamente configurado e o aparelho do PINPAD possua o recurso de exibição do QRCode.

     

     

                Se a leitura do QRCode não teve problema, o mesmo será inserido na caixa de recebimentos, mostrando o valor e forma que foi recebido. Para finalizar o pagamento da compra, basta clicar em FECHAR VENDA.

     

     

     

    1. > INTEGRAÇÃO DE VENDAS

    Após a venda ser finalizada, e emitida a NFC-e, dentro de alguns segundos, ela será enviada para o PRÓTON ERP. Será criado um título no Contas a Receber com a situação LIQUIDADA.

     

     

    1. > CONSULTA DE TÍTULOS A RECEBER

    O título criado pela integração de venda, foi registrado para o mesmo cliente da compra e com o tipo 30, o mesmo que foi configurado no Cadastro da Carteira Digital.

     

     

    1. > EXTRATO DE MOVIMENTAÇÃO DE CONTAS FINANCEIRAS

    Após consultar o título criado, ao solicitar o relatório de Extrato de Movimentação das Contas Financeiras e informar a conta que foi definida no Cadastro da Carteira Digital, constará os registros de ‘Crédito’ da movimentação relacionada ao PIX.

     

     

     

    1. > RELATÓRIO DE RESUMO DO CAIXA

    No Relatório de Resumo de Caixa das movimentações realizadas no PRÓTON PDV (FATURAMENTO > VAREJO > RELATÓRIO > 571 – RESUMO DE CAIXA (NOVO)) vai registrar os recebimentos em Carteira Digital (PIX).

               

                ATENÇÃO: Os recebimentos serão listados no relatório somente se tiver a Carteira Digital cadastrada anteriormente.

     

     

     

    1. > RELATÓRIO DE VENDAS POR MEIO DE PAGAMENTO

    No Relatório de Vendas por Meio de Pagamento, o recebimento em PIX será listado como Carteira Digital e com o tipo PIX.

     

     

     

    1. > RELATÓRIO DE MOVIMENTO DO CAIXA

    Na movimentação dos Caixas, vai constar uma linha do lançamento do PIX (Carteira Digital) conforme imagem abaixo.

     

     

     

                Todos os relatórios exibidos neste documento, sofreram alteração com o objetivo de registrar e exibir aos gestores das empresas todas as informações referentes a transação do PIX e outras carteiras digitais.

     

     

                Após o recebimento da venda no PRÓTON PDV, toda a movimentação é realizada de forma rápida e totalmente automática, onde o usuário vai apenas acessar o sistema de gestão (PRÓTON ERP) e conferir todas as informações que foram lançadas, e havendo algum tipo de divergência, o suporte deverá ser acionado através dos nossos canais de comunicação.

     

     

             Este novo recurso do PIX e da Carteira Digital está disponível a partir da Versão 8.0.09.22 do PRÓTON ERP e da Versão 22.5 do PRÓTON PDV, no entanto recomendamos utilizar a versão mais recente do PRÓTON PDV (22.9), pois contém todas as atualizações relacionada ao PIX e Carteira Digital.

     

     

                Lembrando que para ter acesso ao novo cadastro da Carteira Digital, os supervisores das lojas, precisam acessar o cadastro do usuário (CONTROLE > CADASTROS > 387 – USUÁRIOS > ACESSOS) e liberar para o(s) responsável(is) o acesso ao devido processo. Por padrão, o cadastro foi liberado apenas para os usuários 999 – Supervisor e 98765 – Suporte Próton.

     

     

             Todas as imagens que foram catalogadas e inseridas neste documento e que contenha informações como dados de cliente, mercadorias, CEP, vendedor entre outros, são dados fictícios produzidos pela equipe de desenvolvimento da Próton Sistemas LTDA