- 8.2.00.00
-
Horário do Registro 06/02/2023 11:08:22
ETIQUETA DE RASTREABILIDADE (DNA)
ETIQUETA DE RASTREABILIDADE - DNA
Autores
Versão
Revisão
Data
Matheus Santos / Elismar Azevedo
1.0
Daniel Almeida
10/01/2023
Objetivo:
Permitir que seja rastreável o movimento das mercadorias de peso fixo ou variável, desde a entrada até a saída do mesmo, eliminando a necessidade de repesagem da mercadoria na saída, evitando-se a perda de tempo na conferência e expedição, gerando maior segurança nos movimentos dos estoques.
Versão:
Disponibilizado a partir da versão 801600 do PRÓTON ERP.
Como Funciona?
Na opção 97 – Nota de Entrada, o usuário deverá digitar ou utilizar uma Nota de Entrada com situação Digitada ou Fechada, Nota de Devolução ao Cliente, ou uma nota digitada pelo processo 408 – Devolução de Vendas com o qualificador Devolução de Cliente com situação Digitada.
Após ter a nota de Entrada/Devolução do cliente, o usuário deverá acessar a manutenção 672 – Etiqueta de Rastreabilidade DNA.
Nessa manutenção, o usuário informará o Código da Unidade onde a nota foi digitada, a Origem do Documento e o número da Nota de Entrada. Após informar esses dados e gravar, o sistema realizará a gravação do usuário que digitou, data e a hora da digitação.
Após a gravação, ficará disponível para o usuário o botão Mercadorias (ALT+D), ao clicar no mesmo será aberta uma tela com as mercadorias que foram informadas na nota de entrada. O botão Liberar (Alt+B) ficará disponível também, porém, o usuário só poderá fazer a liberação após a gerar as etiquetas das mercadorias.
Na tela de itens (mercadorias), o usuário terá acesso ao Código, Descrição e Referência das mercadorias, quantidade total das etiquetas geradas e a quantidade que foi informada na Nota de Entrada e o Progresso (utilizado para verificar a totalização da etiqueta quando Fracionada).
Ao clicar com mouse, tecla espaço ou tecla enter, será aberta uma tela para informar a pesagem ou etiquetagem da mercadoria selecionada.
Quando a mercadoria estiver configurada como Peso, será aberta a tela de pesagem. Nela o usuário deve clicar em Ler Peso (ALT+P), para que o sistema faça a leitura do peso na balança, caso o mesmo não tenha balança será permitido informar o manual.
O peso da embalagem está disponível para configurar na manutenção 110 – Mercadorias > Página A > Campo Peso da Embalagem.
Ao confirmar a pesagem as etiquetas serão enviadas automaticamente para impressora padrão.
Caso a mercadoria não seja peso variável, o usuário deverá digitar a quantidade, se a mercadoria tenha mais de um lote de fabricação, ficará disponível para o usuário informar qual será utilizado.
Quando a mercadoria for tipo quantidade, se o usuário informar por exemplo: 10, o sistema vai imprimir 10 etiquetas com quantidade igual a 1.
Caso a mercadoria chegue na Nota Entrada como Peso e vendida como Caixa, o usuário deverá acessar a manutenção 110 – Mercadorias > Página B > Quantidade de Conversão (Etiqueta DNA).
Exemplo: Na Nota de Entrada chegou 540 kg de frango, porém, esses 540 kg é equivalente a 10 caixas. Nesse caso a quantidade de conversão será 54, quando o campo estiver configurado, o sistema pega a quantidade informada na etiqueta e multiplica pela quantidade de conversão, fazendo assim o calculo total.
Na tela de mercadorias, ao selecionar a mercadoria e Teclar E, o usuário acessará uma tela de Etiquetas.
Nesta tela, o mesmo poderá Inativar Todas as etiquetas (ALT+T), Inativar apenas a selecionada (ALT+I), Imprimir novamente a etiqueta (ALT+P) e verificar o status das etiquetas geradas.
Após finalizar a geração das etiquetas, o usuário deverá clicar no botão Liberar(ALT +B).
Quando a finalizar o processo e liberar, o usuário deverá realizar a liberação da Nota de Entrada na manutenção 98 – Liberação da Nota de Entrada. Pois a nota só poderá ser liberada após finalizar o processo das etiquetas.
Caso a pesagem não seja completada e necessite Liberar a etiqueta com Divergências, essa liberação poderá ser realizada na manutenção 441 – Autoriza Liberação de Entradas com Divergência.
Na manutenção 441, informe a unidade, selecione o Tipo de Divergência “B”, a Origem do Documento e o controle do Documento.
Caso o usuário exclua alguma mercadoria de uma Nota de Entrada/Devolução de Cliente que esteja sendo utilizada no processo de criação da etiqueta de DNA, e que a mesma não esteja Liberada, existe um botão chamado “Sincronizar (Alt+C)” que atualiza os itens contidos na Nota utilizada.
Fracionamento de etiqueta:
Após a Liberação da Nota de Entrada, a etiqueta de mercadorias com o Tipo Peso, poderá ser Fracionada, ou seja, pode ser criadas várias etiquetas de uma já disponível.
O usuário deverá acessar a manutenção 672 – Etiqueta de Rastreabilidade DNA, acessar o botão Mercadorias (ALT+D), ao clicar no mesmo será aberta uma tela com as mercadorias, clique na lista e seleciona a mercadoria desejada (Tipo Peso), e clique na letra “E”, será aberta a tela abaixo:
Após a tela ser aberta, clique na etiqueta e acesse o botão Fracionar (Alt+F), será aberta uma tela com as opções Cancelar (Alt+C), Novo (Alt+N) e Abandonar (Alt+B).
Para fracionar a etiqueta clique em Novo (Alt+N), nesta tela você digitará os pesos que serão parte do fracionamento, seja ele digitado ou lendo o peso diretamente da balança.
Enquanto a soma de todas as frações não bater com o peso total da etiqueta DNA original, o sistema não vai permitir utilização das etiquetas (tanto mãe quanto filha(s)).
Caso o peso da etiqueta DNA feche com o a soma dos pesos das frações, o sistema grava todas as etiquetas no sistema como uma etiqueta DNA, e então volta para o campo onde pede nova etiqueta DNA.
Lembrando que o fracionamento será através de pesagem na balança. Similar a pesagem para geração de etiquetas que ocorre no processo atual. Em caso de desistência, o fracionamento poderá ser abandonado restituindo a etiqueta mãe e invalidando completamente qualquer etiqueta filha gerada. Após a conclusão do fracionamento, a etiqueta mãe é inativada e as filhas ficam disponíveis para utilização.
Como utilizar?
Após etiquetar as mercadorias na entrada, o usuário realizará as vendas.
Na manutenção 47 – Venda Atacado, o usuário deverá digitar o pedido de venda, informar as mercadorias e gravar o mesmo.
Após a gravação, será necessário realizar a Listagem do Romaneio de Separação de Mercadorias na manutenção 52.
Com o pedido digitado e listado, o mesmo deve realizar a conferência. O usuário acessará a manutenção 54 – Conferência de Pedido na Expedição, informa a unidade e o número do pedido.
No campo mercadoria, o usuário deverá fazer a leitura do código de barras ou do QrCode disponibilizada na etiqueta de DNA. Caso o usuário não consiga fazer a leitura ou esteja sem leitor, o sistema permite que este código seja digitado.
Foi criada a manutenção 335 – Rastreamento de Etiqueta de Rastreabilidade (DNA), para que o usuário possa realizar a pesquisa do status da etiqueta através do número da nota ou informando o código da mercadoria.
Ao selecionar as mercadorias, será aberta uma janela com as etiquetas e o status das mesmas. Essa manutenção será utilizada apenas como rastreamento das etiquetas, nela não será possível realizar alterações.
-
Horário do Registro 13/06/2023 14:00:42
ETIQUETA DE RASTREABILIDADE (DNA)
Foi modificado o procedimento de inativação de etiquetas de DNA, em Mercadorias (ALT + D), apertando a tecla E na tela de Itens, possibilitando ao usuário inutilizar etiquetas que já estão disponíveis para o uso, ao solicitar a inativação, será necessário informar as credenciais de supervisor para autorizar o procedimento.
O nome do campo Controle foi alterado para Romaneio nos processos 672 - Etiqueta de Rastreabilidade (DNA), 335 - Rastreamento de Etiqueta de Rastreabilidade (DNA) e 441 - Autoriza Liberação de Entradas com Divergência.
-
Horário do Registro 14/06/2023 13:53:51
ETIQUETA DE RASTREABILIDADE (DNA)
Foi implementado o botão Etiqueta DNA (ALT + E), a opção que permitirá a leitura via coletor/digitação da etiqueta, dando a opção de seguir com a inativação ou fracionamento.
-
Horário do Registro 03/08/2023 11:02:12
ETIQUETA DE RASTREABILIDADE (DNA)
Foram adicionados os novos Layout’s D, E e F.
O usuário deverá acessar a manutenção 672 – Etiqueta de Rastreabilidade DNA, acessar o botão F4, no campo Layout da Etiqueta listar as opções e selecionar a desejada.
Layout D - Apenas Código QR - 10cm x 3,5cm
Layout E - Apenas Código de Barras - 10cm x 3,5cm
Layout F - Ambos - 10cm x 3,5cm