- 8.1.00.00
-
Horário do Registro 05/02/2021 05:37:00
CONSULTAS ESPECIAIS DE MERCADORIAS
Implementado nas Consultas Gerais e Visões (F9) a rotina de Consultas Especiais de Mercadorias que tem como principal funcionalidade a consulta do lucro do produto e a precificação da mercadoria pelo F9.
Ao acessar a rotina, deve ser informado os dados da mercadoria, logo em seguida, será realizada uma análise das últimas notas de entradas efetuadas para o produto selecionado e solicitará ao usuário, a escolha do fornecedor que será utilizado para precificar o produto.
Caso a mercadoria não tenha notas de entrada, uma mensagem será exibida informando ao usuário que os dados carregados na tela são da precificação.
A primeira tela exibida é a Análise Individual do Preço de Custo e Venda (imagem abaixo) que está dividida em 4 (quatro) partes:
Na primeira parte, é exibida os dados cadastrais da mercadoria, tais como o código, nome e referência do produto. Também é listado o grupo, sub-grupo, tipo e a unidade física, além da quantidade de embalagem de venda e aplicação.
No canto superior direito, foi adicionado o campo de CUSTO P/ CALC LUCRO BRUTO que definirá o custo utilizado como preço base para calcular o lucro bruto, por padrão o custo selecionado será o A – Custo Último, no entanto o usuário poderá limpar o campo e selecionar os seguintes custos: B – Custo Último Projetado, C – Custo Último Projetado Compra, D – Custo Último Projetado Final, E – Custo Médio, F – Custo Médio Projetado, G – Custo Médio Projetado Compra, H – Custo Médio Projetado Final ou I – Preço de Compra.
Por fim, foi inserido o botão Visualizar Custos (ALT+V) que ao ser acionado, é exibido um documento PDF que expõe os custos e seus exemplos, utilizados pelo PRÓTON ERP, além de detalhar as informações referentes à Lucro Bruto, Margem e Markup.
Na segunda parte, no grupo de campos a esquerda, são exibidos os custos último e médio da mercadoria, o preço da última nota de compra e o estoque total disponível do produto. No conjunto de grupos a direita, são listados o controle, número (nota), data e quantidade da última nota de entrada, além da data da última venda, quantidade de dias decorridos desde a última venda e o estoque mínimo do produto.
ATENÇÃO: Caso a mercadoria não tenha nota de entrada, os campos preço última compra, última entrada, quantidade, nota e controle ficarão em branco.
Na terceira parte, serão listadas a tributação da mercadoria, o preço de venda atual e o lucro bruto. O lucro bruto pode ser variado de acordo com o custo selecionado pelo usuário, ao modificar o custo utilizado, o lucro bruto será recalculado.
Na parte final, serão exibidas as movimentações da mercadoria durante os últimos 13 (treze) meses e o fornecedor principal (padrão) do produto.
Foram adicionados os botões de Custos Alternativos (ALT+C), Fórmulas (ALT+M) e Simulador do Preço de Venda (ALT+S)
Fórmulas (ALT+M): Ao clicar neste botão, será exibido as fórmulas e os exemplos de cálculos das tributações para a precificação da mercadoria.
Custos Alternativos (ALT+C): Na tela de Custos Alternativos e Simulação de Custos, o usuário poderá simular o preço de venda a partir dos custos disponíveis (Custo Último, Custo Último Projetado, Custo Último Projetado Compra ou Custo Último Projetado Final). Ao alterar o preço de algum custo, o preço de venda será recalculado.
Simulador do Preço de Venda (ALT+S): O simulador do preço de venda funciona semelhante a rotina de Precificação de Mercadorias. O preço de compra será utilizado o da última nota de entrada de compra, no entanto pode ser alterado. O usuário poderá informar o preço de venda sugerido e o sistema vai recalcular os demais valores baseados no preço de venda sugerido informado.
Através do botão Gera Preço de Venda Novo? (ALT+G) será solicitado a confirmação do cálculo do preço de venda para a mercadoria, em seguida será efetuada uma requisição da alteração de preço, e na rotina de Alteração de Preço (LOGÍSTICA > IMS > ALTERAÇÃO DE PREÇO > 131 – ALTERAÇÃO DE PREÇO DA MERCADORIA > LIBERAR PREÇOS) o novo preço estará disponível para ser liberado e atualizado o preço de venda do produto.