- 8.3.00.00
-
Horário do Registro 10/06/2024 11:52:39
CONCILIAÇÃO DO EXTRATO BANCÁRIO
Adicionado na manutenção 589-Conciliação do Extrato Bancário, recurso para permitir identificar lançamentos realizado via PIX para que seja utilizado no Caixa Financeiro e Caixa Balcão.
Como utilizar:
Configure em 393-Tesouraria, o parâmetro Centro de Custo para Conciliação de Extrato Bancário Localizado na página A, estando configurada esta informação automaticamente estará preenchida tela de centro de custo da conciliação e caso contrário o usuário deverá informar.
Após importar os lançamentos via PIX, selecione e clique sobre o botão Conciliar com um novo lançamento, será aberta a tela para que seja informado o Centro de Custo conforme imagem abaixo.
Clicando em confirmar e será disponibilizada a tela de Execução de Conciliação Bancária assim como opção para identificar o PIX.
Após utilizado o no Caixa Financeiro ou Balcão o lançamento não poderá mais ser estornado conforme imagem a baixo.
- 8.0.08.00
-
Horário do Registro 20/02/2020 11:56:44
MANUAL DE INSTRUÇÃO - CONCILIAÇÃO DO EXTRATO BANCÁRIO
Conciliação do Extrato Bancário
1. INTRODUÇÃO
A Conciliação Bancária consiste na comparação entre o extrato bancário de uma conta com as informações de controle financeiro interno da empresa, conferindo se o saldo bancário do controle interno, os lançamentos e suas datas estão idênticos ao extrato disponibilizado pelo banco.
A conciliação é realizada através da exportação do arquivo OFX (Open Financial Exchange) disponibilizado pelo banco via Internet Banking que deverá ser importado pelo PRÓTON ERP simplificando e reduzindo o trabalho de digitação das movimentações financeiras. Com isso, a empresa poderá efetuar a análise do fluxo de caixa com maior segurança na informação dos dados.
No PRÓTON ERP, os registros contidos nos arquivos OFX poderão gerar novas movimentações na conta financeira ou atualização de registro existente.
PROCESSOS ENVOLVIDOS
- Cadastro de Contas Financeiras
- Extrato de Movimentação das Contas Financeiras
- Conciliação do Extrato Bancário
- Cadastro de Usuário
R O T E I R O D E U T I L I Z A Ç Ã O
1° PASSO
O primeiro procedimento é conceder acesso aos usuários que poderão realizar as conciliações bancárias. A concessão do acesso ao novo menu deve ser realizada em CONTROLE > CADASTROS > USUÁRIOS > ACESSOS marcando com “barra de espaço” o menu Conciliação do Extrato Bancário localizado no módulo Financeiro.
2° PASSO
Após liberar para o usuário o acesso ao novo menu, o passo seguinte é a configuração de alguns dados no cadastro da conta financeira para a identificação da conta no extrato disponibilizado pelo banco. O usuário deverá acessar FINANCEIRO > CONTAS A PAGAR/TESOURARIA > CADASTRO > CONTAS FINANCEIRAS e na Seção (B) informar no campo Código da Conta para Conciliação a numeração da conta presente nos arquivos OFX.
Para identificar o número a ser inserido, o usuário deverá abrir o arquivo OFX enviado pelo banco com um editor de texto de sua preferência.
Com o arquivo aberto, localize a tag “ACCTID”, anote a numeração, volte ao cadastro da conta no PRÓTON ERP e informe o valor encontrado.
Informar o mesmo código no cadastro da conta financeira.
3° PASSO
Após configurado os dados da conta financeira, a conciliação bancária do extrato já poderá ser utilizada. Este novo processo foi implementado em FINANCEIRO > 598 – CONCILIAÇÃO DO EXTRATO BANCÁRIO.
Ao acessar a manutenção, serão solicitados os dados do banco, da conta e o período da movimentação. Após inserir os dados e clicar em confirmar, será efetuada uma consulta no banco de dados, verificando se já foi importado algum arquivo OFX para a conta e período informado.
Se o arquivo OFX para a conta e o período estiver sendo importado pela primeira vez, será exibido uma tela com resultados em branco.
Para importar o arquivo disponibilizado pelo banco, deverá ser acionado o botão Importar Extrato, que será solicitado o diretório do extrato.
Ao selecionar o arquivo, será verificado se o código ACCTID confere com o que foi informado no cadastro da conta, caso seja divergente, a importação será barrada mostrando uma mensagem para o usuário os procedimentos que deverão ser realizados para corrigir e conseguir importar o extrato. Caso os códigos estejam coerentes, será exibido a seguinte mensagem:
OBS: Caso não retorne os dados do extrato (data, descrição, valor e o tipo da movimentação) o usuário deverá verificar se o período informado é o mesmo que está presente no arquivo selecionado. Abaixo, o resultado de uma importação com êxito.
No resumo das informações são exibidas o banco, a conta financeira e o período selecionado na tela principal. Além disso, a totalização da quantidade de registros das movimentações, os valores totais de débito (cor vermelha) e crédito (cor azul).
4° PASSO
Depois da importação do extrato da conta, o passo seguinte é realização das conciliações. A conciliação será realizada na linha selecionada, ou seja, a que estiver na cor verde, onde duas operações poderão ser efetuadas.
Seguem as opções:
- Conciliar como um novo lançamento;
- Conciliar em um lançamento existente.
- Conciliar como um novo lançamento: Esta opção visa realizar uma movimentação de crédito ou débito na data de movimentação exibida no extrato, ou seja, serão realizados lançamentos retroativos na conta financeira. Ao navegar entre os registros da grade de dados e clicar em “Conciliar como novo lançamento” serão solicitadas as informações referentes ao centro de custo da conciliação bancária, lembrando que será apenas para as empresas optantes pelo controle de centro de custos.
Depois de lançado os dados de centro de custo, será solicitado a data da conciliação da movimentação.
Ao retornar para a tela do extrato, a linha da movimentação processada ficará em negrito e a coluna “Conciliado?” como Sim.
Na lateral, serão listados os dados da movimentação conciliada exibindo as informações da data de movimentação, o valor financeiro, a observação (descrição do lançamento) e a data da conciliação. Logo mais embaixo, serão listados os dados de centro de custo. Caso a empresa não opte por esse controle, esses dados não serão exibidos.
- Atualização de movimentação já existente: O objetivo desta opção é atualizar as movimentações existentes, conferindo e informando que as movimentações realizadas no sistema de gestão (PROTÓN ERP) já foram conciliadas. O uso desta opção, não realizará movimentação na conta financeira, apenas a atualização e confirmação que o registro do ERP consta no extrato bancário. Ao acionar o botão “Conciliar um lançamento existente” será solicitado o período de movimentação dos lançamentos realizados na conta no PRÓTON ERP, para a seleção dos registros que serão conciliados.