601 - DESMEMBRAMENTO DE MERCADORIAS

  • 8.0.10.01
  • Horário do Registro 19/02/2020 13:02:20

    DESMEMBRAMENTO DE MERCADORIAS

    Desmembramento de Mercadorias

     

    1. INTRODUÇÃO

            O objetivo deste processo consiste em possibilitar aos usuários do sistema a realização de entrada de várias mercadorias a partir de um produto macro. Este novo recurso visa uma agilidade na recepção de mercadorias que precisam ser divididas anteriormente e depois dar entrada no sistema item a item.

            Para o uso deste recurso, utilizaremos como exemplo, uma empresa configurada como AÇOUGUE. No dia a dia, a empresa compra um animal inteiro, e vende partes deles aos seus clientes, sendo necessário realizar o cadastro e a recepção de mercadorias das partes que compõe o animal.

            A empresa adquiriu um gado bovino e precisa dar entrada nas peças de corte do gado. 

     

    R O T E I R O    D E   U T I L I Z A Ç Ã O

     

    1) CADASTRO DE MERCADORIAS

    O primeiro procedimento que deve ser realizado é o cadastro de cada peça (corte) que compõe o animal, no exemplo utilizado acima, deverá ser cadastrado um produto para cada corte. Esse cadastro é efetuado em LOGISTICA > IMS > CADASTROS > MERCADORIAS.

     

    2) DESMEMBRAMENTO DE MERCADORIAS

    Tendo os produtos cadastrados, o próximo passo é cadastrar o desmembramento das mercadorias, ou seja, o usuário deverá informar o macro (GADO BOVINO) e os itens que compõe esse macro. Ao utilizar a Recepção de Mercadorias (Nota de Entrada) e dar entrar no “GADO BOVINO” o sistema vai inserir automaticamente todos os itens que foram informados no Desmembramento. O cadastro deve ser feito em LOGÍSTICA > IMS > CADASTROS > DESMEMBRAMENTO.

     

     

    Ao acessar a rotina, deverá clicar em “Novo” e será solicitado o Nome e o Percentual de Perda. O nome é para identificar o desmembramento (Ex: GADO BOVINO) e o percentual estimado da perda no procedimento de desmembrar as mercadorias (Ex: 0%).

     

     

            Ao confirmar os dados inseridos, logo em seguida será solicitado as mercadorias que compõe o desmembramento.

     

     

     

     

     

     

     

     

            Ao informar o Código da Mercadoria serão carregados os dados referentes ao Nome, Referência e a Unidade Física do produto que foi inserido. Por fim, será solicitado um percentual de participação do item sobre o montante total (Ex: O corte (produto) do ACÉM equivale aproximadamente a 30% do desmembramento do GADO BOVINO).

     

            Na lateral direita será exibido uma barra de progresso somando os percentuais alcançado dos itens já inserido na composição, caso o valor seja superior a 100%, será exibido a seguinte mensagem:

     

                                                                             

     

     

     

    3) LANÇAMENTO DA NOTA DE ENTRADA

    Após o cadastro do Desmembramento, o sistema está apto para dar entrada em todas as peças (produtos) do “GADO BOVINO” de uma única vez, facilitando a recepção das mercadorias.

     

    A entrada dos produtos, é realizada na rotina de Nota de Entrada (LOGISTICA > RECEPÇÃO DE MERCADORIAS > NOTA DE ENTRADA) e para adequar a esta nova funcionalidade, foi adicionado na aba de Informações Adicionais o campo Utilizar Desmembramento de Mercadorias?

     

     

            Ao informar ‘Sim’, na tela de cadastros dos itens, será habilitado um novo botão definido como ‘K Desmembramento’.

     

     

            Para dar entrada no “GADO BOVINO”, o usuário deverá acionar o botão de Desmembramento e a seguinte tela será exibida.

     

            Ao teclar “ENTER” no campo código, será exibido uma consulta com todos os desmembramentos cadastrados, e selecionar o desejado. Logo em seguida, o usuário deverá informar a quantidade que foi comprada (Ex: 2 Gados Bovinos) e o preço unitário (Ex: R$ 1.600,00). O valor e a quantidade serão rateados entre os itens que compõe o desmembramento de acordo com o percentual de participação que foi informado no cadastro.

     

            Todas as peças serão inseridas automaticamente na nota de entrada com suas quantidades já calculadas e repartidas e o passo seguinte é calcular, fechar a nota de entrada, e posteriormente realizar a Liberação da Nota, para que o estoque fique disponível para a venda.