- 8.0.10.00
-
Horário do Registro 17/08/2020 13:06:04
DEVOLUÇÃO DE COMPRAS POR MERCADORIAS EM LOTE
1. INTRODUÇÃO
O processo de Devolução de Compras por Mercadorias em Lote consiste na emissão de notas fiscais de devolução de compras utilizando como origem a digitação dos itens que serão devolvidos, possibilitando ao usuário informar diversos produtos de várias notas distintas numa única nota fiscal de devolução. O processo atual de devolução de compra existente na rotina de Nota Extra Venda permite apenas a inserção de itens de uma nota fiscal selecionada no início da digitação da nota.
2. ROTEIRO DE UTILIZAÇÃO
O novo processo de devolução de compra está localizado em LOGÍSTICA > RECEPÇÃO DE MERCADORIAS > 515 – DEVOLUÇÃO DE COMPRAS POR MERCADORIAS EM LOTE
Ao digitar um novo lote de devolução, o usuário deverá informar a Unidade de Negócio, o Código de Fornecedor, o Motivo da Devolução e a Observação que serão impressas na Nota Fiscal.
Após inserir os dados, logo em seguida será aberto uma tela para a inserção das mercadorias no lote de devolução de compra.
Ao teclar “ENTER” no campo Código da Mercadoria, será exibido as mercadorias que possuem notas fiscais de compras do fornecedor e unidade informada. Após selecionar a mercadoria, será exibido as notas fiscais no qual ela foi dada entrada, para utilizar como documento de origem.
Ao navegar com “SETA PARA BAIXO” ou “SETA PARA CIMA”, os dados da nota fiscal serão atualizados logo abaixo.
Para selecionar a(s) nota(s), o usuário deverá dar um duplo clique com o mouse ou utilizar as teclas “BARRA DE ESPAÇO” ou “ENTER”, e logo em seguida deve ser informado a quantidade que será devolvida.
Após confirmar as quantidades, a mercadoria será inserida abaixo das informações da Nota Fiscal e ficará disponível para selecionar outra nota e a quantidade a ser devolvida. Para inserir outra mercadoria, basta clicar em “Código da Mercadoria”.
Para gravar os itens na nota de devolução, basta clicar em Aplicar ou teclar “ENTER” e retornará para a tela de Informações Gerais. O botão Gravar ficará habilitado para concluir o registro.
Após a gravação da nota, será habilitado o botão “Geração Nota” e os campos “Código do Lote” e “Situação”, sendo que as situações disponíveis são EM ABERTO e LIBERADO.
Ao clicar em Geração Nota será gerado um código de nota extra venda e através da rotina de Nota Extra Venda o usuário poderá realizar a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
A situação do lote modifica de EM ABERTO para LIBERADO.