591 - CONFIGURAÇÃO DE CADASTRO

  • 8.2.00.00
  • Horário do Registro 27/05/2022 05:11:06

    CONFIGURAÇÃO DE CONTROLE DE CADASTRO

     

    Implementado na rotina de configuração de cadastros, o botão de Replicar para as demais unidades cujo objetivo é replicar as configurações de cadastros de uma unidade base de origem para demais unidades de destino.

     

  • Horário do Registro 02/08/2023 11:31:14

    CONFIGURAÇÃO DE CADASTRO


     

    A forma de realizar a configuração dos Cadastros foi atualizada, possibilitando aos usuários alterar a configuração de vários campos que estão em uma página, de uma única vez.

     

            .

    Ao selecionar o tipo de Cadastro, abrirá a tela para configurar todos os campos da forma que for desejada, Informações, descrições, quais campos estarão visíveis e tudo que for necessário.

     

            

  • 8.0.14.00
  • Horário do Registro 20/05/2022 10:35:37

    CONFIGURAÇÃO DE CONTROLE DE CADASTRO

    Adicionado em 591 - Configurações de Cadastros (Mercadorias/Clientes), nos campos de Pesquisar Manutenção, opção: ‘D’ Unidade de atuação do Cliente, e Pesquisar Seção: Seção ‘A’ a linha de ‘observação do pedido de venda’.

    Realizando o filtro acima será exibida a tela de configuração

    Após a seleção, tecle Enter para confirmar, em seguida será exibida a tela a seguir que lhe permitirá configurar para manter o campo visível ou não.

    Quando estiver Visível = S-SIM, no acesso à manutenção 170- cliente, ao clicar no botão Dados para unidades de Negócio, estará disponível o campo para que seja adicionada a observação, esta será visualizada no pedido de venda quando utilizar o cliente.

    Configurando visível = N-NÃO, o campo criado não ficará visível no cadastro 170- Cliente e ao digitar o pedido utilizando um cliente já cadastrado carregará a observação anterior, e caso o utilize um cliente de novo cadastro, deverá carregar a observação informada no campo valor padrão. Lembrando que este campo não tem preenchimento obrigatório

  • 8.0.08.00
  • Horário do Registro 08/10/2019 18:24:36

    GERAÇÃO DE REMESSA DE ALTERAÇÃO

    CADASTROS DE TÍTULOS, EMISSÃO DE BOLETOS, GERAÇÃO E ALTERAÇÃO DE DADOS DE REMESSA .

     

    1. CADASTRO DE TÍTULOS

     

    No PRÓTON ERP existe três formas para realizar o cadastro do título, são eles:

     

    1. CADASTRO DE TÍTULO A RECEBER

     

    Esta rotina é indicada para o cadastro individual de títulos que possuem poucas ou apenas uma única parcela. Para que esse título possa emitir o BOLETO é necessário que o Tipo de Cobrança esteja configurado como CB – Cobrança Bancária indicando no Portador o banco que pretende emitir o Boleto.

     

     

     

    1. INCLUSÃO SEQUENCIAL DE TÍTULOS

     

    Esta rotina é indicada para quem deseja gerar títulos com várias parcelas de uma única vez. Neste processo o usuário poderá incluir várias parcelas para o título com variações nas datas de vencimentos. Para a emissão de Boletos desses títulos é necessário que o campo Tipo Cobrança seja informado como CB – Cobrança Bancária.

     

     

    Ao confirmar os dados da tela principal, será aberta a tela de inclusão dos títulos para o cliente informado contendo a quantidade de parcelas indicada.

     

    Caso o banco que efetuará a emissão do boleto seja diferente do predefinido no cadastro do cliente, basta clicar em Editar e modificar o Portador.

     

     

    Para concluir e incluir os títulos no sistema, basta clicar no botão “Inserir Títulos” e todos os títulos estarão disponíveis para a emissão do Boleto.

     

     

    1. DIGITAÇÃO DE PEDIDOS DE VENDAS / EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS

     

    A terceira e última forma de gerar títulos para o cliente é através das captações de venda (BALCAO ATACADO, VAREJO BALCÃO, TELEVENDAS, TELEMARKETING, ATACADO EXTERNO e ATACADO INFORMATIZADO).

     

    Na digitação do pedido de venda deverá ser informado no Tipo de Cobrança a opção Cobrança Bancária e a Forma de Pagamento como Boleto.

     

     

    Após o cadastro do pedido, o título é gerado automaticamente após a emissão da nota fiscal realizado pelos processos de Caixa Atacado ou Geração de Notas.

     

    1. EMISSÃO DE BOLETOS

     

    A emissão do Boleto Bancário consiste em submeter ao banco o pagamento e recebimentos dos títulos pelos clientes. Nesta rotina, o usuário deverá informar o período de emissão do título, a conta financeira (na lateral direita, será exibida a logomarca do banco associado a conta financeira).

     

     

    Para a primeira emissão dos boletos, deve ser informado a opção ‘N - Não’ no campo Deseja emitir Boletos já emitidos? Caso, seja necessário reemitir os boletos, basta informa a opção ‘S - Sim’.

     

    No F4 (Seleção Personalizada) algumas configurações poderão ser realizadas para facilitar a experiência de uso da rotina.

     

     

    Após preencher todos os campos da Tela Principal, basta clicar no botão “Confirmar” para que os boletos sejam emitidos. Os títulos ficarão com o status de ‘BE – Boleto Emitido’ ficando disponível para a geração da remessa enviando as informações para os devidos bancos.

     

    1. GERAÇÃO DE REMESSA

     

    O arquivo de remessa é um documento enviado para instituição financeira com intuito de informa-la sobre a emissão de uma cobrança registrada. Esses arquivos contêm informações que permitem registrar ou dar baixas em cobranças, pagamento de títulos, impostos e folha de pagamento.

     

    É fundamental que ao finalizar a geração de boletos, a empresa comunique ao banco que possui títulos em aberto para a conta informada para recebimento. Esse procedimento é efetuado gerando a Remessa Bancária.

     

    Ao acessar a rotina, deverá configurar o F4 informado o local que será salvo o arquivo de remessa a ser gerado.

     

     

    Na Tela Principal, deverá ser informado os seguintes dados:

     

     

    Para gerar a remessa, basta clicar no botão Gerar Remessa, e para acessar o arquivo gerado basta seguir o diretório informado no F4.

     

    Os títulos ficarão com o status ‘RE – Remessa Emitida’ e ocorrência ’01 – Registro de Título’ aguardando somente o recebimento do arquivo pelo banco.

    1. RETORNO BANCÁRIO

     

    Após o recebimento da remessa pelo banco, o mesmo emitirá um arquivo de retorno que deverá ser importado no sistema, através do processo 349 – Retorno.

     

    Ao acessar a rotina, o usuário deverá informar o Banco, a Conta Financeira e o diretório onde está localizado o arquivo de retorno enviado pelo banco.

     

     

    O passo seguinte é clicar no botão “Importar” e logo em seguida será retornada a mensagem: “Retorno importado com sucesso”.

     

    Caso haja necessidade de realizar alterações nas remessas encaminhadas ao banco siga as próximas orientações.

     

     

    1. ALTERAÇÃO DE DADOS DE REMESSA

     

    O uso desta rotina visa gerar uma remessa de alteração de dados, ou seja, reemitir uma remessa para correção de dados como as ocorrências 02 – Abatimento Concedido, 04 – Abatimento Concedido, 06 – Alteração de Vencimento na remessa que já foi emitida para o banco, ou mesmo realizado a Baixa de Título e/ou Cancelamento.

     

    A Remessa de Alteração de dados está disponível no PRÓTON ERP para os seguintes Bancos:

     

     

    EXECUÇÃO DE OCORRÊNCIAS:

    02 - Baixa de Títulos (Cancelamento)

    O cancelamento de títulos, pode ser executado por duas rotinas:

     

    FATURAMENTO > 68 – CANCELAMENTO DE PEDIDOS DE VENDAS E NOTAS

    Esta rotina deve ser utilizada para cancelar os títulos que foram gerados pelos pedidos de vendas. Ao acessar o processo, o usuário deverá informar o número do pedido ou número da nota fiscal.

     

    FINANCEIRO > CONTAS A RECEBER > 209 – TÍTULOS

    Esta rotina deve ser utilizada para cancelar os títulos cadastrados manualmente ou pela inclusão sequencial de vários títulos.

     

    Após a realização do cancelamento, o passo seguinte é acessar a Geração de Remessa de Alteração de Dados e gerar uma nova remessa encaminhando logo em seguida o arquivo para o banco e aguardar o retorno.

     

    04 – Abatimento de Desconto

    Para realizar uma remessa de abatimento de desconto é necessário realizar uma das seguintes movimentações:

     

    Devolução de Vendas

    Ao realizar uma devolução de venda (LOGÍSTICA > RECEPÇÃO DE MERCADORIAS > NOTAS DE ENTRADA DE NATUREZAS DIVERSAS) o valor do título será abatido com o valor da nota de devolução.

     

    Nota de Crédito

    A empresa poderá cadastrar uma Nota de Crédito (CONTROLE > 418 - NOTAS DE CRÉDITO DE CLIENTE) e utilizar no Caixa Financeiro para abater o saldo do título.

     

    Caixa Financeiro

    No Caixa Financeiro (FINANCEIRO > CONTAS A RECEBER > 205 - CAIXA FINANCEIRO), o usuário poderá receber parcialmente um título.

     

    Baixa Selecionada

    No processo da Baixa Selecionada (FINANCEIRO > CONTAS A RECEBER > PRESTAÇÃO DE CONTAS > 202 – BAIXA SELECIONADA), o usuário poderá receber parcialmente um título.

     

    Após ser realizado algum dos procedimentos acima para abatimento do valor do título, o passo seguinte é acessar a Geração de Remessa de Alteração de Dados e gerar uma nova remessa encaminhando logo em seguida o arquivo para o banco e aguardar o retorno.

     

    06 - Alteração de Vencimento

    Para gerar esta ocorrência é bastante simples. O usuário deverá acessar a rotina de Alterações de Títulos (FINANCEIRO > CONTAS A RECEBER > 206 - ALTERAÇÕES DE TÍTULOS A RECEBER) modificar o vencimento de um título. Após alteração, o boleto deverá ser reemitido e por fim, gerar a remessa de alteração de dados.

  • 8.0.05.00
  • Horário do Registro 02/10/2019 16:22:07

    CONFIGURAÇÃO DE CONTROLE DE CADASTRO

     Controle 6

    Adicionado na Pesquisa 'Mercadoria' na Seção 'Página B' o campo 'Código da Exceção do NCM' que pode ser configurado para ficar visivel ou não para o usuário no cadastro da mercadoria.

    Controle 7

    Controle 8

    Adicionado na Pesquisa 'Estoque na Unidade' na Seção 'Complemento' os campos de 'Tipo de Pauta Fiscal' e 'Grupo de Bloqueio' que poderão ser configurados para ficarem visíveis ou não para o usuário no cadastro da mercadoria.

    Controle 9

    Controle 10


    Controle 11

  • 8.0.03.06
  • Horário do Registro 02/10/2019 16:22:07

    CONFIGURAÇÃO DE CONTROLE DE CADASTROS (MERCADORIAS/CLIENTES)

     Controle 19

    Adicionado na Pesquisa 'Mercadoria', Seção 'Página C', o campo 'Número FCI' que pode ser configurado para ficar visível ou não para o usuário no cadastro da mercadoria.

    Controle 20

    Controle 21

     

    Adicionado na Pesquisa 'Estoque na Unidade' na Seção 'Complemento', os campos de 'Grupo de ICMS (Entrada)' e 'Grupo de ICMS (Saída)' que poderão ser configurados para ficarem visíveis ou não para o usuário no cadastro da mercadoria.

     

    Controle 25

    Controle 26


    Controle 27