- 7.0.49.00
-
Horário do Registro 15/09/2020 09:14:44
VENDAS COM ENTREGA FUTURA
VENDAS COM ENTREGA FUTURA
DEFINIÇÕES
O processo de Venda de Mercadoria originada de Encomendas para Entrega Futura tem como principal objetivo realizar a operação que consiste no faturamento antecipado dos produtos (mercadorias) e posteriormente efetuar a entrega numa data estabelecida na negociação da transação comercial entre o cliente (comprador) e o vendedor (empresa).
Caracteriza-se como “Venda Futura”, a emissão de uma Nota Fiscal de Simples Faturamento (“Nota Mãe”) realizada pela empresa onde será utilizado a CFOP 5.922 ou 6.922 (Lançamento Efetuado a Título de Simples Faturamento Decorrente de Venda para Entrega Futura) referente a transação cujo cliente efetuará o pagamento no ato da compra.
Na data combinada entre a empresa e o cliente, será realizada a Entrega dos produtos, onde para cada entrega será emitida uma Nota Fiscal (“Nota Filha”) utilizando a CFOP 5.117 ou 6.117 (Venda de Mercadoria Adquirida ou Recebida de Terceiros, originada de Encomenda para Entrega Futura) referente a transação, com isso concluindo a Venda Futura da “Nota Mãe”, caso todos os produtos sejam entregues, substituindo a Nota do CFOP 5.922 ou 6.922.
OBS.: A Venda Futura será concluída somente se todos os produtos do pedido de venda tenham sido entregues.
PROCESSOS ENVOLVIDOS
-
Parâmetros de Faturamento;
-
Cadastros de Naturezas de Operações Fiscais (CFOPs);
-
Cadastro de Alíquota de Impostos;
-
Cadastro de Regras de PIS e COFINS;
-
Associação de Mercadorias a Regra de PIS e COFINS;
-
Digitação do Pedido de Venda;
-
Caixa Atacado;
-
Nota Extra Venda;
-
Monitoração das Vendas Futuras;
-
Cancelamento de Pedidos de Vendas e Notas Fiscais;
-
Extrato de Conta-Corrente de Mercadorias;
-
Consultas de Estoque da Mercadoria (F9 – Mercadorias).
1º PASSO - CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
O primeiro procedimento a ser realizado é a configuração dos Parâmetros do Faturamento da empresa para a ativação do uso Venda Futura. O usuário deverá acessar o seguinte caminho: CONTROLE > CADASTROS > PARÂMETROS > 389 – FATURAMENTO
Em seguida deverá acessar a “Página E” e no último campo, “Usa Venda Futura?” ativar a utilização do processo.
Após o parâmetro ativado, no cadastro do Usuário será habilitado em "Teleoperador" novo campo que determinará se o teleoperador poderá digitar Vendas com Entrega Futura. Para realizar a configuração e indicar quais os usuários poderão digitar vendas futuras, deverá ser acessado o cadastro do usuário no seguinte caminho: CONTROLE > CADASTROS > 387 - USUÁRIOS.
Informado o código do usuário, deverá clicar em "Especial" e em seguida "Teleoperador", na Página B, será habilitado o campo "Usa Venda Futura?" e nele deverá ser informado se o teleoperador digitará pedidos com venda futura.
OBS.: Caso o Parâmetro de Faturamento esteja configurado para não utilizar a Venda Futura, este campo não ficará disponível.
Após configurado os devidos parâmetros, quando o usuário acessar a Digitação do Pedido de Venda, será solicitado no F4 (Configuração Personalizada) os valores padrão da utilização da Venda Futura que deverá ser carregado na digitação de um novo pedido de venda.Depois de configurado o parâmetro de F4, ao digitar um novo pedido de venda, será exibido na aba de Informações Adicionais o campo “Venda Futura” preenchido com a opção informada no F4, podendo ser modificado o campo para qualquer valor disponível.
OBS.: Após a ativação do Uso da Venda Futura o processo só poderá ser desativado quando não existir pedidos pendentes optando o uso da venda futura com ou sem reversa de estoque (Ver Digitação do Pedido de Venda). Caso possuam pedidos digitados indicando que utilizará a Venda Futura (com as opções “B – Com Reserva de Estoque” ou “C – Sem Reserva de Estoque”), será exibido a seguinte mensagem para o usuário:
2º PASSO - NATUREZAS DE OPERAÇÕES FISCAIS
Concluído a ativação, deverá ser verificado pela empresa à existência das CFOPs abaixo para a realização do cadastro das tributações das operações (Cadastro de Alíquota de Imposto) relacionados a Venda Futura, caso não seja localizada deverá ser efetuada o cadastro das CFOPs no PRÓTON ERP são elas:
-
5.922 ou 6.922 | Lançamento Efetuado a Título de Simples Faturamento decorrente de Venda para Entrega Futura: Classificam-se nesta CFOP os registros efetuados a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura.
-
5.117 ou 6.117 | Venda de Mercadoria Adquirida ou Recebida de Terceiros, Originada de Encomenda para Entrega Futura: Classificam-se neste CFOP as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento, quando da saída real da mercadoria, cujo faturamento tenha sido classificado na CFOP “5.922 ou 6.922”.
Para a análise da existência das CFOPs mencionadas acima, o usuário deverá acessar o seguinte caminho: LOGÍSTICA > IMS > CADASTROS > 112 – NATUREZAS DE OPERAÇÕES FISCAIS
Caso não seja encontrado as CFOPs da Venda Futura (5.922, 6.922, 5.117 e 6.117) deverá ser cadastrada. Para isso o usuário terá que clicar em novo e efetuar o cadastro.
-
Os seguintes campos deverão ser informados:
Unidade: Indica a Unidade de Negócio da Empresa que será efetuado o cadastro da CFOP.
Código Interno: Identificação do registro do CFOP que será utilizado em demais processos, tais como o cadastro de alíquota.
Código Fiscal: Indica a Natureza de Movimentação da Operação Fiscal das movimentações, ou seja, o CFOP.
Nome: Descrição da CFOP que identificará a Natureza de Movimentação nas transações fiscais.3º PASSO - CADASTRO DE ALÍQUOTA DE IMPOSTOS
Antes de realizar as vendas futuras de mercadorias, será necessário cadastrar as tributações fiscais das movimentações (Alíquotas de Impostos). Deverão ser cadastradas as alíquotas para as CFOPs 5.922, 6.922, 5.117 e 6.117 utilizando os tipos de Movimentações “VU – Venda de Mercadorias para Entrega Futura” (5.922 e 6.922) para as Notas Fiscais de Simples Faturamento (“Nota Mãe”) e “EU – Venda de Mercadorias para Entrega Futura” (5.117 e 6.117) para as Notas Fiscais de Entrega das Mercadorias (“Notas Filhas”).
Para efetuar o cadastro das alíquotas de impostos, o usuário deverá acessar o seguinte caminho: LOGÍSTICA > IMS > CADASTROS > 113 – ALIQUOTAS DE IMPOSTOSAo clicar em “Novo” o usuário deverá ficar atento ao informar os seguintes campos:
Código da Unidade: Unidade de Negócio da empresa no qual será efetuada o cadastro. Deverá ser informada a Unidade que foi configurada para a utilização da Venda Futura.
Natureza da Movimentação: Neste campo deverá ser preenchida primeiramente a natureza de movimentação “VU - Venda de Mercadorias para Entrega Futura” que será utilizado no momento da Digitação do Pedido de Venda para a Venda de Mercadoria de Simples Faturamento (5.922 ou 6.922). No cadastro seguinte, deverá ser informado “EU - Venda de Mercadorias para Entrega Futura” que será utilizado na Nota Extra Venda para a geração de notas fiscais de entrega dos produtos (5.117 ou 6.117) das “Notas Mãe” (CFOP 5.922 ou 6.922).
Natureza de Operação: Neste campo deve ser informado as CFOPs referentes a Natureza da Movimentação “VU” e “EU’, para as UFs de Origem e Destino informadas. Caso tenha informada na Natureza de Movimentação “VU” e a UF de Origem for igual a UF de Destino, deve ser utilizado a CFOP 5.922. Utilizando a mesma natureza de movimentação e com UFs de Origem e Destino diferentes deve ser utilizado a CFOP 6.922. Para a Natureza de Movimentação “EU” e a UF de Origem for igual a UF de Destino, deve ser utilizado a CFOP 5.117. Utilizando a mesma natureza de movimentação e com UFs de Origem e Destino diferentes deve ser utilizado a CFOP 6.117.
OBSERVAÇÃO: Para a inserção das informações relacionadas as tributações das movimentações das CFOPs inseridas (5.922, 6.922, 5.117, 6.117) a contabilidade da empresa deverá ser consultada.
4º PASSO - CADASTRO DE REGRA DE PIS E COFINS
Concluído o cadastramento das tributações das mercadorias, deverá ser efetuado o cadastro das regras de PIS e COFINS. O usuário deverá acessar o seguinte caminho: LOGÍSTICA > IMS > CADASTROS > 576 – REGRA DE PIS E COFINS
Antes de realizar o cadastro das Regras de PIS e de COFINS, o usuário deverá verificar se já existe alguma regra cadastrada para as movimentações de CFOPs 5.922 / 6.922 / 5.117 / 6.117. Para isso o usuário deverá pesquisar em Código da Regra no cadastro das Regras de PIS e COFINS pelo Grupo de CFOP com a descrição INCIS ou NINCS. Caso não encontre, deverá ser cadastrada uma regra de PIS e outra de COFINS. Em relação as informações referentes aos percentuais de alíquotas de PIS e COFINS a serem inseridas, a contabilidade da empresa deve ser acionada.
5º PASSO - ASSOCIAÇÃO DE REGRA DE PIS E COFINS
Após cadastrado as regras de PIS e COFINS deverá ser efetuado a Associação das Mercadorias as Regras de PIS e COFINS recém cadastradas. Para isso, o usuário deverá acessar o seguinte caminho para a associação: LOGÍSTICA > IMS > 584 – ASSOCIAÇÃO DE MERCADORIAS A REGRAS DE PIS/COFINS
6º PASSO - DIGITAÇÃO DO PEDIDO DE VENDA
Ao acessar alguma modalidade de venda pela primeira vez após a ativação do parâmetro do uso da Venda Futura, será solicitado ao usuário a Configuração Personalizada (F4) conforme já mencionado no início deste documento no Passo 1.
Essa configuração determinará o Valor Padrão Para a Venda Futura sempre que o usuário for digitar um novo pedido de venda. Por padrão este campo virá com a informação “A - Não Utiliza”.
As opções disponíveis para uso são: “A – Não Utiliza”, “B – Com Reserva de Estoque” ou “C – Sem Reserva de Estoque” que serão explicados posteriormente. O que for configurado neste campo poderá ser alterado a qualquer momento.
Na digitação de um novo pedido de venda, na aba “Informações Adicionais” será exibido um novo campo identificado como “Venda Futura” cujo objetivo é identificar e determinar se o pedido a ser digitado trata-se de uma negociação com entrega futura que utilizará os recursos de vender reservando estoque ou não, ou se trata de uma venda comum. O valor padrão sugerido neste campo será carregado das informações configuradas no F4.
Para continuar digitando um Pedido de Venda comum, e não utilizar a Venda Futura no pedido a ser digitado, neste campo deverá ser informado a opção “A – Não Utiliza” onde possibilitará ao usuário a digitação de pedidos de Orçamento, Pré Venda ou Venda Normal.Na utilização do uso da Venda Futura (Opções “B” ou “C”) obrigatoriamente deverá existir na base de dados, no mínimo uma tributação cadastrada (Alíquota de Impostos) para o Tipo de Movimentação “VU – Venda Futura” (ver 2º Passo), pois caso não seja encontrada alíquota de imposto será exibida para o usuário no momento da digitação da venda uma mensagem de alerta alegando que não há alíquota cadastrada impossibilitando o andamento do processo, conforme imagem a seguir:
Para realizar as Vendas de Entrega Futura o usuário deverá selecionar uma das seguintes opções a seguir:
COM RESERVA DE ESTOQUE
Nesta opção, o Estoque A Chegar dos produtos que farão parte do pedido de venda será efetuada a baixa no ato da inclusão do item realizando uma Reserva de Estoque dos produtos digitados, mesmo não entregando o produto naquele momento, enquanto que o Estoque Atual é realizado a baixa do estoque na entrega das mercadorias ao gerar a nota fiscal de substituição da Nota de Simples Faturamento (CFOP 5.117 ou 6.117) pelo processo de Nota Extra Venda.
SEM RESERVA DE ESTOQUE
Nesta opção, o Estoque A Chegar e o Estoque Atual dos produtos somente serão baixados na entrega das mercadorias ao gerar a nota fiscal de substituição da Nota de Simples Faturamento (CFOP 5.117 ou 6.117) pelo processo de Nota Extra Venda, ou seja, durante o procedimento de digitação dos itens do Pedido de Venda, e o faturamento do pedido, o estoque das mercadorias não sofrerá alteração.
OBSERVAÇÃO: Quando selecionado no campo Venda Futura a opção diferente de “A – Não Utiliza”, alguns campos como Tipo de Venda, Tipo de Movimentação e Pedido de Indenização ficarão oculto, pois serão realizado tratamentos específicos visando atender a opção selecionada para atender a reserva de estoque ou não das mercadorias inseridas no pedido de venda.7º PASSO - FATURAMENTO DA VENDA FUTURA
Após a Digitação do Pedido de Venda, o passo seguinte a ser efetuado é o faturamento do pedido, onde deverá ser efetuado exclusivamente no Caixa Atacado, no qual será gerada uma Nota Fiscal com a CFOP 5.922 de Simples Faturamento da Venda Futura, podendo ser gerado títulos no Contas a Receber a depender do tipo de recebimento efetuado (Cheque Pré, Cartão, Promissória, Boleto). Para efetuar o faturamento do pedido o usuário deverá acessar o seguinte caminho: FATURAMENTO > VAREJO > 440 – CAIXA ATACADO
Ao tentar efetuar o faturamento do pedido de venda pelo processo “62 – Geração de Notas Fiscais” do módulo de faturamento, o usuário não terá obtenção de êxito, e será exibida a seguinte mensagem:
OBSERVAÇÃO: Os pedidos de vendas configurados durante a digitação com o campo “Venda Futura” igual a “A – Não Utiliza” poderá ser faturado normalmente pelo processo “62 – Geração de Notas Fiscais” conforme já funciona atualmente.
8º PASSO - MONITORAÇÃO DE ENTREGA FUTURA
Finalizado o faturamento do pedido de venda com o Recebimento efetuado no Caixa Atacado, o mesmo ficará disponível para realizar análises e a monitoração entrega dos produtos. Para iniciar a análise, o usuário deverá acessar o seguinte caminho: FATURAMENTO > 714 – MONITORAÇÃO DE VENDAS COM ENTREGA FUTURA
Ao acessar o processo, serão solicitadas algumas informações para iniciar a monitoração das entregas futuras, são elas:
-
Unidade de Negócio: Deve-se indicar a Unidade de Negócio da empresa que será efetua a monitoração das vendas futuras.
-
Clientes: Filtro de Seleção de Cliente onde possibilitará indicar clientes específicos ou todos para a busca das informações.
-
Mercadorias: Filtro de Seleção de Mercadorias possibilitando ao usuário a seleção de mercadorias específicos digitadas em pedidos ou todas as mercadorias para a busca das informações.
-
Origem da Data: Determina qual o tipo de data que será utilizada para a busca dos registros para exibir na monitoração de entrega, as opções disponíveis serão: “A – Data do Pedido” ou “B – Data de Entrega do Pedido”.
-
Data do Pedido / Data de Entrega do Pedido: Filtro de seleção do período de datas para a exibição dos dados na monitoração. Ao utilizar a Origem de Data “A – Data do Pedido” será exibido o campo Data do Pedido onde deverá será informada a data de digitação do pedido de venda, e ao utilizar a opção “B - Data de Entrega do Pedido” será exibida a Data de Entrega do Pedido necessitando ser informada a data de entrega informada na digitação do pedido de venda.
Ao clicar em Confirmar, a tela de Monitoração de Venda Futura será aberta com o resultado dos filtros selecionados. A analise da monitoração será dividido em 3 (três) abas:
-
Não Entregue(s): Nesta aba serão exibidas as Notas Fiscais de Simples Faturamento (“Nota Mãe”) faturados no Caixa Atacado que ainda não teve todos os seus produtos entregues.
-
Entregue(s): Nesta aba serão exibidas todas as Notas Fiscais geradas em Substituição a Nota de Simples Faturamento que já foram entregues aos destinatários.
-
Cancelada(s): Nesta aba serão exibidos os cancelamentos efetuados que abortaram a entrega dos produtos.
Cada aba será composta de um grid contendo uma lista dos pedidos de venda, resultantes do período selecionado.
Ao navegar pelos pedidos será possível vê os itens a serem entregues e com eles uma informação do estoque da mercadoria indicando se no momento a empresa atende a entrega total, parcial ou não atende a entrega.
Para indicar facilmente para o usuário se a empresa está em condições de atender a entrega dos produtos contidos no grid de itens, foi adicionada uma coluna identificada como “Sit” que serão preenchido na cor VERDE para indicar que a empresa dispõem de todo estoque solicitado do produto, na cor AMARELA para indicar que atende o estoque parcial da quantidade solicitada e na cor VERMELHA determinando que a empresa não tem em estoque a quantidade solicitada da mercadoria.
Por fim, serão exibidos os dados das entregas já realizadas.
9º PASSO - ENTREGA DOS ITENS DA VENDA FUTURA
Chegado o prazo da entrega da negociação entre a empresa e o comprador, será necessário emitir uma nota fiscal em substituição a Nota de Simples Faturamento (“Nota Mãe”) efetuado no Caixa Atacado que indicará a entrega dos produtos solicitados, que poderá ser efetuada de forma parcial ou integral. Para emitir as Notas Fiscais que substituirão as Notas de Simples Faturamento o usuário deverá acessar o seguinte caminho: LOGÍSTICA > RECEPÇÃO DE MERCADORIAS > 100 – NOTA EXTRA VENDA
Para gerar as Notas Fiscais de Entregas parciais ou integrais, deverá ser informada no campo Natureza de Movimentação a opção ‘EU – Venda de Mercadoria Para Entrega Futura’ onde será solicitado o número do pedido de venda gerado pelo Caixa Atacado.
No campo “Pedido de Origem” serão exibidos apenas os pedidos que utilizaram a Venda Futura (Com ou Sem Reserva de Estoque) e que já foram faturados no Caixa Atacado.
Após a confirmação dos dados do cliente, deverá ser informada a quantidade que será entregue na Nota Fiscal a ser gerada, que poderá ser a sua totalidade ou de forma parcial, depois de gravada e calculada a Nota Extra Venda, será efetuada uma baixa no Estoque Atual da mercadoria na quantidade informada na nota. O acompanhamento das entregas deverá ser realizado pelo processo de Monitoração de Vendas com Entrega Futura (Conforme passo anterior)
OBS: Para gerar as notas fiscais do restante das mercadorias a serem entregues, o usuário deverá efetuar o mesmo procedimento, informando o pedido original, no qual será sugerido a quantidade que falta a ser entregue.CANCELAMENTO DE PEDIDOS DE VENDAS E NOTAS
Para realizar o cancelamento da Venda Futura o usuário deverá ter acesso ao processo 68 – Cancelamento de Pedidos de Vendas e Notas localizada no Módulo de Faturamento.
A venda futura (Pedido de Venda / Nota Fiscal configurado durante a digitação com as opções de reserva ou sem reserva de estoque) – caracterizada como “Nota Mãe” (CFOP 5.922 ou 6.922), somente poderá ser cancelada quando não houver gerado notas extras de Venda de Mercadorias para Entrega Futura (EU) indicando a entregas dos produtos – caracterizando como “Notas Filhas” (CFOP 5.117 ou 6.117) substituindo a Nota de Simples Faturamento, pois havendo existência de notas entregues a mensagem abaixo será exibida para o usuário na tentativa de efetuar o cancelamento.
Para cancelar o Pedido de Venda inicial da venda futura, deverá primeiramente cancelar todas as notas fiscais de entregas já efetuadas anteriormente e depois cancelar o pedido inicial.Após o cancelamento concluído, os registros da venda futura ficarão na aba de “Cancelados” na Monitoração de Entrega Futura.
SIMULAÇÃO DO PROCESSO
Para análise do processo, será utilizada uma mercadoria recém cadastrada com apenas os lançamentos iniciais de cadastro e uma movimentação de entrada alimentando o estoque.
Na consulta de Mercadorias (F9) o Estoque Atual e o Estoque A Chegar constam os mesmos valores.
VENDA FUTURA COM RESERVA DE ESTOQUE
Digitando um Pedido de Venda utilizando a opção “B – Com Reserva de Estoque” e informando uma quantidade de 30 unidades apenas o Estoque A Chegar será baixado, conforme exemplos a seguir:
No Extrato de Conta Corrente da Mercadoria constará a baixa do estoque na quantidade de 30 unidades reservando para a mercadoria informada no pedido.
Na Consulta da Mercadoria pelo F9, será efetuada uma baixa na quantidade de 30 unidades em Estoque A Chegar e o Estoque Atual não sofrerá alteração, sendo baixado quando emitido a Nota Fiscal da Entrega dos Produtos, que veremos posteriormente.
Após a digitação do Pedido de Venda, o mesmo deverá ser faturado no Caixa Atacado. A depender da forma de recebimento, serão gerados títulos no Contas a Receber ou não, no exemplo a seguir, o pedido foi recebimento como Boleto Bancário que consequentemente será gerado título para o cliente.
No F9 da Consulta do Pedido de Venda, é exibida para o usuário a informação do pedido indicando a sua situação no sistema e no site da SEFAZ, caso emita a NF-e, e o número da nota fiscal gerada.Nos detalhes dos dados do pagamento é explicitado os valores e as formas de recebimentos do pedido de venda, conforme a seguir:
Ao consultar os Títulos em Aberto do Cliente, através do F9 de Clientes, consta o novo título gerado:Após a geração da nota fiscal de Simples Faturamento do Pedido de Venda, no Extrato de Conta Corrente de Mercadoria a informação do registro de saída será atualizado com os dados da nota gerada para o pedido de venda.Após a geração da nota fiscal de Simples Faturamento do Pedido de Venda, no Extrato de Conta Corrente de Mercadoria a informação do registro de saída será atualizado com os dados da nota gerada para o pedido de venda.
No F9 de Mercadorias, o estoque permanecerá da mesma maneira, sendo modificado somente na entrega dos produtos.
Depois de Gerado a Nota de Simples Faturamento o pedido ficará disponível para ser efetuado o acompanhamento do estoque dos produtos a serem entregues. Inicialmente o pedido ficará na Aba de Não Entregues e será exibido no grid de itens na cor verde, pois possui estoque disponível para atender a demanda solicitada.
Para a entrega dos produtos, deverá ser gerado uma nota extra venda com a Natureza de Movimentação ‘EU – Venda de Mercadoria Para Entrega Futura’ e deverá informar o pedido de venda digitado recebido no Caixa Atacado.
Neste exemplo será efetuada uma entrega parcial na quantidade de 20 unidades e posteriormente o restante das mercadorias
Na Consulta da Mercadoria pelo F9, será efetuada uma baixa na quantidade de 20 unidades em Estoque Atual ficando com o saldo de 80 e faltando ser entregue 10 unidades
Na Monitoração de Venda de Futura, o pedido continuará na aba de “Não Entregues” e no Grid de Itens, serão atualizadas as informações de quantidades entregues e não entregues baseado na nota fiscal da extra venda geradada.
Ainda na monitoração da venda com entrega futura, será exibido um grid contendo os dados de notas fiscais de itens que já foram entregues parcialmente, assim como do pedido de venda.
Foi gerada uma extra venda de código 9778 na qual foi emitida uma nota fiscal de número 84706 com a mercadoria 2468 na quantidade de 20 unidades, onde foi solicitada pelo pedido 153505 uma quantidade de 30 unidades (conforme exemplos anteriores).
No grid, a seguinte informação será mostrada para o usuário:
Para a entrega total dos produtos solicitados, foi gerada uma Nota Extra Venda de código 9779 com a quantidade que faltava (10 unidades).
Após o cálculo da Nota Extra Venda, será efetuada uma baixa no Estoque Atual da mercadoria na quantidade de 10 unidades.
No Extrato de Conta Corrente da Mercadoria que exibe as movimentações dos produtos, constará os seguintes registros:
Filtro (F4): Filial 1Filtro (F4): Ambos (Filiais 1 e 2)
Na Monitoração da Venda Futura, o Pedido de Venda e seus itens passarão da aba “Não Entregue” para “Entregues” identificando que todos os produtos foram entregues sinalizando que o processo foi concluído.
VENDA FUTURA SEM RESERVA DE ESTOQUE
Para a simulação do processo utilizando a opção de não utilizar a reserva de estoque, será utilizada a mesma mercadoria dos exemplos anteriores, cujo estoque esteja da seguinte maneira.
Na consulta de Mercadorias (F9) o Estoque Atual e o Estoque A Chegar constam os mesmos valores:
Digitado um Pedido de Venda utilizando a opção “C – Sem Reserva de Estoque” e informando uma quantidade de 50 unidades o estoque da mercadoria não sofrerá alteração, conforme os exemplos a seguir:
No Extrato de Conta Corrente da Mercadoria e na Consulta de Mercadoria (F9) não será efetuado nenhuma baixa do estoque. Finalizado a digitação do pedido, o mesmo será faturado no Caixa Atacado gerando a nota de simples faturamento. No F9 da Consulta do Pedido de Venda consta a situação do Pedido de Venda.
Após a geração da nota fiscal de Simples Faturamento do Pedido de Venda, tanto no Extrato de Conta Corrente de Mercadoria quanto na consulta do F9 da mercadoria, o estoque não sofrerá alterações sendo modificado somente na entrega dos produtos. Na monitoração da venda futura o pedido será exibido na aba de “Não Entregues” aguardando a emissão da nota fiscal de entrega dos produtos substituindo a nota de simples faturamento.
Gerado uma Nota Extra Venda (cód 9782) para a entrega total dos produtos na qual foi emitida uma nota fiscal (núm 84714) com a origem o pedido de venda acima selecionado, onde o Pedido de Venda e seus itens passarão da aba “Não Entregue” para “Entregue” detalhando os dados dos itens entregues sinalizando que o processo foi concluído.
No grid, as informações de quantidade de entrega serão atualizadas conforme dados das notas geradas:
Após o cálculo da Nota Extra Venda, será efetuada uma baixa no Estoque Atual e Estoque a Chegar da mercadoria na quantidade de 50 unidades.
No Extrato de Conta Corrente da Mercadoria que exibe as movimentações dos produtos, constará os seguintes registros:
Filtro (F4): Filial 1Filtro (F4): Ambos (Filiais 1 e 2)
Na Monitoração da Venda Futura, o Pedido de Venda e seus itens passarão da aba “Não Entregue” para “Entregues” identificando que todos os produtos foram entregues sinalizando que o processo foi concluído.
-