0 - DETECÇÃO AUTOMÁTICA DE CARTÕES NO AUTOSSERVIÇO

  • 8.0.09.00
  • Horário do Registro 08/06/2020 06:11:37

    DETECÇÃO AUTOMÁTICA DE CARTÕES NO AUTOSSERVIÇO

    Detecção Automática de Cartões no Autosserviço

     

    1. INTRODUÇÃO

           A Detecção Automática de Cartões (Crédito e Débito) no Autosserviço (PRÓTON PDV) consiste na venda automatizada com cartões de crédito/débito sem a necessidade do operador de caixa selecionar a bandeira do cartão para efetuar a transação do TEF (Transferência Eletrônica de Fundos).

     

    Para a empresa está apta a utilizar essa nova funcionalidade é necessário verificar com o Suporte da Próton Sistemas os seguintes requisitos:

     

    • Versão atualizada do SITEF da Software Express;
    • Obter a lista de códigos das bandeiras e da rede adquirente;
    • Verificar para cada bandeira, qual é a rede habilitada.

     

    A ativação deste recurso no PRÓTON ERP, está condicionado aos cadastros de Rede, Bandeira e Operadora de Cartão. Além disso, foram implementadas novas formas de pagamento para a identificação do Tipo de Cartão (Crédito ou Débito).

     

     

    R O T E I R O    D E    U T I L I Z A Ç Ã O

     

     

            O primeiro procedimento que deverá ser efetuado é o cadastro das Operadoras de Cartão de Crédito e/ou Débito. Esse cadastro é realizado em FATURAMENTO > VAREJO > CADASTROS > 614 – OPERADORA DE CARTÃO

     

     

                    Ao realizar um novo cadastro, o usuário deverá fornecer os seguintes dados:

     

            O usuário deverá informar o nome da Operadora de Cartão (MASTERCARD, VISA, AMEX entre outros), e associar ao cliente da operadora do cartão cadastrado no ERP. Para o código de conciliação, por padrão, deve ser inserido o valor “0”.

     

            O próximo passo é o cadastro da Rede Adquirente que serão fornecidas pela equipe de Suporte da PRÓTON SISTEMAS. O cadastro é realizado em FATURAMENTO > VAREJO > CADASTROS > 483 – REDE DE CARTÕES

     

     

    Para realizar um novo cadastro, basta clicar em “NOVO”, informar os dados abaixo e por fim clicar em “GRAVAR”

     

           

    Código: Valor da rede-adquirente fornecida pelo suporte PRÓTON;

    Estabelecimento: Valor de referência, por padrão, preencher como 1;

    Nome: Nome da rede-adquirente (Redecard, cielo, stone…);

    CNPJ: Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica da Rede Adquirente;

    NSU para integração: A (Administradora) ou B (Host);

    Código Cliente: Código genérico, pode ser associado a qualquer cliente;

     

    ATENÇÃO: Para se adequar a NT 2023.004.v1.11, é necessário cadastrar o CNPJ do banco que está associado a conta financeira utilizada nas movimentações relacionadas ao PIXNo cadastro da rede de cartão deverá ser informado no campo Código o valor 00271 (que pode variar, mas o valor padrão é 00271) e o campo Nome a descrição PIX.

     

    Após gravação do cadastro, gerar uma carga de dados para o PRÓTON PDV.

     

    O próximo passo é o cadastro da Bandeira do Cartão de Crédito/Débito que serão fornecidas pela equipe de Suporte da PRÓTON SISTEMAS. O cadastro é realizado em FATURAMENTO > VAREJO > CADASTROS > 480 – BANDEIRA DE CARTÃO

     

     

    O cadastro da Bandeira do Cartão é semelhante ao cadastro da Rede, basta clicar em NOVO, informar os dados solicitados e por fim GRAVAR o registro.

     

     

            Após os cadastros anteriores, o passo seguinte é cadastrar o Roteamento de Cartões. Esse cadastro é realizado em FATURAMENTO > VAREJO > CADASTROS > 481 – ROTEAMENTO DE CARTÕES e é responsável pela associação da Bandeira de Cartão com a Operadora de Cartão e a Rede Adquirente.

     

     

            Nesta rotina, deverá ser informado o código a Operadora de Cartão vinculando a Rede de Cartão que foram cadastradas anteriormente.

     

            OBS: Caso uma mesma operadora de cartão possua múltiplas bandeiras (crédito e débito), realizar os cadastros necessários. No exemplo abaixo, a mesma operadora de cartão e a mesma rede, possuem mais de um código de bandeira de cartão.

     

     

            Concluindo os cadastros, o passo seguinte é configurar os cartões de crédito e débito informando a Rede Autorizadora no SITEF e Operadora do Cartão.

     

            A configuração dos cartões deve ser realizada em FATURAMENTO > VAREJO > CADASTROS > 71 - CARTÕES DE CRÉDITO

     

     

            O usuário deverá informar o cartão (Ex: Visa Crédito, Visa Débito, Mastercard Crédito, Mastercard Débito, Hipercard...) e inserir os dados da Operadora e da Rede do Cartão. Este cadastro é essencial para que a Detecção Automática funcione corretamente.

     

     

    No exemplo abaixo, foi localizado um cartão de débito para a modificação. Clique em EDITAR e localizar os campos OPERADORA DO CARTÃO e REDE AUTORIZADORA NO SITEF e insira os dados correspondentes ao cartão, de acordo com as informações que já foram cadastradas anteriormente.

     

     

    OBS: Não pode haver duplicidade de cadastro de cartões e parcelas, realize uma revisão de todos os cadastros ativos.

     

    Os passos seguintes é a ativação do uso da Detecção Automática de Cartões no PRÓTON PDV. Para o atendimento deste novo recurso foram adicionadas novas formas de pagamento. Essas configurações serão realizadas no Cadastro de Cliente, do Caixa de Venda e no Parâmetro de Faturamento.

     

            No PRÓTON PDV, existe uma hierarquia de atendimento a regra relacionada a forma de pagamento.

    Primeiro será verificado a existência de alguma condição de pagamento configurado para o cliente. Caso exista, quando o cliente for selecionado no PRÓTON PDV, as formas de pagamentos habilitadas para a venda, passam a ser as cadastradas para o cliente, ignorando assim as condições de pagamento habilitadas para o caixa e o configurado para a unidade. Não encontrando as formas de pagamento para o cliente, será verificado em seguida, as condições de pagamento habilitadas no cadastro do Caixa PDV que está sendo operado. Se existir alguma condição pré cadastrada, elas serão as formas de pagamentos habilitadas para o uso no PRÓTON PDV. Caso não tenha as formas de pagamento configurados, será verificado por fim, as condições de pagamento habilitada para a empresa.

     

     

           O primeiro procedimento é configurar as Formas de Pagamento que estarão disponíveis para o uso do cliente no PRÓTON PDV. A definição é realizada diretamente no cadastro do cliente localizado no PRÓTON ERP em FINANCEIRO > CONTAS A RECEBER > CADASTROS > 170 – CLIENTES.

      

    No cadastro das unidades de atuação do cliente acionado pelo botão Dados p/Und Negócio foi implementado quatro novas formas de pagamento que irá detectar automaticamente o tipo de Cartão habilitado para o cliente no PRÓTON PDV. São eles:

    • CD - Cartão de Débito
    • CC - Cartão de Crédito
    • CO - Cartão Convênio
    • GF - Cartão Presente

     

            A segunda verificação que será efetuado quando não for encontrado as formas de pagamentos habilitadas no cliente, é as condições de pagamentos liberados para o caixa PDV. A configuração é realizada no cadastro do caixa em FATURAMENTO > VAREJO > CADASTROS > 72 - CAIXAS.

     

            Após as verificações dos pontos anteriores, caso não encontre as formas de pagamento do cliente e do caixa, será verificado por fim as definições estabelecidas no cadastro dos parâmetros da empresa. Esta configuração é realizada em CONTROLE > CADASTROS > PARÂMETROS > 389 - FATURAMENTO.

     

            Concluindo as devidas configurações, o procedimento final é a geração da carga de dados para o PRÓTON PDV. Este procedimento consiste em enviar as novas configurações para os pontos de vendas. Todos as estações de PDVs deverão ser atualizadas. A geração de carga (difusão de dados) é realizada em FATURAMENTO > VAREJO > 678 – GERAÇÃO DE CARGA OFFLINE.

     

         Após a conclusão da geração de carga, ao acessar o PRÓTON PDV, as novas configurações estarão disponíveis para o uso.