- 8.0.10.00
-
Horário do Registro 14/09/2020 11:32:45
CONFIGURAÇÃO DE CONTAS FINANCEIRAS (BOLETO/REMESSA)
Introdução:
Este documento tem por objetivo tornar público aos Clientes e Revendas como configurar uma conta financeira no Próton, para emissão de boletos e remessas bancárias.
Requisitos:
PRÓTON ERP NT
Objetivo:
O conteúdo explicitado está dividido pelos Bancos: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Nordeste, SICOOB e SICRED, SAFRA.
Escopo:
O escopo deste documento consiste em informar o passo a passo para configuração da Conta Financeira para emissão de Boletos e geração de Remessa.
Observações:
Para obter o resultado esperado na configuração de uma conta, é de extrema importância a leitura completa do documento. A não leitura desse documento poderá implicar em sérios prejuízos para a empresa.
Caso tenha dúvidas na configuração da conta financeira ou um banco não encontrado nesse documento, favor acionar o suporte através do endereço abaixo informando a dúvida e não conformidade desse documento.
Help-Desk: http://www.proton.mysuite1.com.br/central.php
PRÉ-REQUISITOS DA VERSÃO
Para a configuração das contas financeiras é necessário alguns requisitos a fim de garantir que a configuração funcione sem que haja nenhum comportamento anormal dos processos.
- Entrar em contato com o Gerente do banco e coletar as respectivas informações do cadastro da conta:
- Número da Conta;
- Agência;
- Código Cedente/Número Contrato;
- Carteira Bancária;
- Código da Carteira.
- Realizar o procedimento de homologação junto ao banco dos seguintes processos:
- Boleto;
- Remessa.
Então, antes de configurar a Conta Financeira, deve ser verificado se as outras ferramentas utilizadas pela empresa fornecidas pelo banco estão atualizadas a ponto de garantir a integração entre os sistemas e evitar futuros prejuízos. São duas as configurações:
- 231 – Caixa / Banco;
- 235 – Contrato Bancário
PASSO 1
3 Financeiro – Contas a Pagar / Tesouraria – Cadastros – 231 – Caixa / Banco
O caminho traçado acima mostra a localização que o usuário deverá acessar para verificar o cadastro do Banco no qual será configurado para a impressão de Boletos.
O usuário informará o Código do Banco para ter acesso às informações (estes códigos já são pré-definidos no Sistema), os códigos são:
1 – Banco do Brasil;
4 – Banco do Nordeste;
33 ou 353 – Santander;
104 – Caixa Econômica Federal;
237 – Bradesco;
341 – Itaú;
748 – Banco Cooperativo SICREDI;
756 – Banco Cooperativo do Brasil – SICOOB.
422 – Banco Safra
A manutenção possui três abas:
- Informações Gerais
- Impressão de Boleto
- Impressão de Cheque (não é utilizada)
- Informações Gerais: Nesta aba, o usuário informará os dados contidos na imagem abaixo como padrão, caso a empresa utilize outras opções nos campos, os mesmos poderão ser alterados.
O campo “Vlr Mínimo Boleto”, a informação ficará a critério do cliente, no qual informará o valor mínimo para geração de Boletos para este Banco no Sistema.
Impressão de Boleto: Nesta aba, o usuário informará os dados que serão exibidos na impressão do boleto.
Local de Pagamento: É informado o local do pagamento do Boleto
Instrução de Boleto (1) Estática: Digite a mensagem que informa as instruções do corpo do boleto para as opções de emissão. Essa informação será impressa exatamente como é digitado.
Instrução de Boleto (2) Dinâmica: Esta é a segunda opção de instrução e nela é possível realizar consultas de dados usando SQL. Para pré-visualização da instrução preencha o controle com o código do titulo e clique em “Pré-Visualizar” (Alt+V). Para configurar este tipo de instrução, indicamos que seja aberto um ticket junto ao Help Desk, pois se trata de um procedimento técnico.
Obs.: A opção de Instrução do boleto que será utilizada é informada no cadastro da Conta Financeira, somente é possível utilizar uma das opções, 1 (Estática) ou 2 (Dinâmica).
Rota do Arquivo de Log: É informado o caminho do diretório e nome do arquivo que encontra o log do banco que será impresso o boleto. Só será utilizado para boleto impresso pelo modelo FEBRABAN.
- Impressão de Cheque: Esta Aba não é utilizada no processo de emissão de Boletos.
- Botão “Relatórios”(Alt+R): Nesta opção o usuário irá listar um relatório com as informações do(s) Banco(s) ou Caixa(s) e sua(s) respectiva(s) Conta(s). Abaixo segue imagem da manutenção.
PASSO 2
3 Financeiro – Contas a Pagar / Tesouraria – Cadastros – 235 – Contrato Bancário
Na opção acima, o usuário irá cadastrar o número fornecido pelo Gerente do Contrato/Convênio da conta cadastrada junto ao Banco. Este número será utilizado em dois campos no cadastro da Conta Financeira que será utilizada para a emissão de Boletos, os campos são:
- Código Cedente
- Número do Contrato
PASSO 3
3 Financeiro – Contas a Pagar / Tesouraria – Cadastros – 232 – Contas Financeiras
O caminho desenhado acima mostra o local onde o usuário deverá acessar para realizar o cadastro da Conta Financeira para a impressão de Boletos após ter realizado os procedimentos anteriores.
Ao acessar a opção “232 – Contas Financeiras”, uma tela será exibida solicitando a Unidade (Este campo está disponível apenas para empresas com multiunidades em sua Base de Dados) e a Conta Financeira, como é um novo cadastro, o usuário irá clicar no botão “Novo” (Alt+N), onde a tela acima irá ser exibida, esta tela de cadastro possui duas Seções, A e B.
Seção (A): Algumas informações são fixas e utilizadas em todas as contas cadastradas, não importando o Banco utilizado.
- Unidade – Informe a unidade em que a Conta Financeira será criada. Este campo está disponível apenas para empresas com multiunidades em sua Base de Dados;
- Caixa/Banco – Informe o Código do Banco (Os códigos dos Bancos foram informados anteriormente) ou deixe em branco e dê “ENTER” para listar todos os códigos e selecione o que será utilizado;
- Nome da Conta – Digite um nome para identificar a Conta Financeira;
- Número – Digite o número da conta e o dígito verificador informado pelo Banco;
- Titular – O Titular é o nome do proprietário da conta;
- Agencia – Digite o código da agência bancária;
- Nome da Agência – Indica o nome pelo qual o Banco identifica a Agência;
- Código Cedente – Indica o cedente a ser informado na impressão do boleto. Informe o número cadastrado na opção “235 – Contrato Bancário”;
- Executa Cobrança? – Para emissão de Boletos este campo deve ser preenchido com “S”;
- Tipo de Emissão de Boleto – Informa qual a forma de emissão de boleto da conta: A opção “A” define que a própria empresa faz a impressão do boleto. A opção “B” define que a emissão e o envio do boleto serão feito pelo Banco através de algumas informações transmitidas na remessa bancaria.
- Conciliação? – Digite “S” para fazer a Conciliação Bancária para esta conta;
- Disponibilidade? – No Próton há 2 tipos de conta: Disponíveis e Não Disponíveis são usadas exclusivamente para controle financeiro da empresa;
- Centro de Custo a Pagar – Este campo só será exibido para contas com Disponibilidade igual a “S”, no qual o Centro de Custo informado será somado quando for efetuado um Pagamento a ser abatido desta conta, este campo pode ficar em branco caso não utilize
- Cetro de Custo a Receber – Este campo só será exibido para contas com Disponibilidade igual a “S”, no qual o Centro de Custo informado será somado quando for efetuado um Recebimento a ser somado desta conta, este campo pode ficar em branco caso não utilize;
- Conta Ativa? – Informe “S” para ativar a Conta Financeira;
- Percentual de Multa – Armazena percentual de multa por atraso que será enviado no arquivo de remessa bancaria;
- Tipo de Boleto a ser impresso – Existem três opções neste campo: “A” - Boleto FEBRABAN pré-impresso / “B” - Boleto FEBRABAN Laser Econômico / “C” - Boleto FEBRABAN 3 ficha. Mas para a emissão de boletos no Sistema, a opção deverá ser a “B - Boleto FEBRABAN Laser Econômico”;
- Layout Boleto – Código do layout para impressão do boleto. Existem duas Opções: “13” (Empresa e Cliente), “14” (Além das duas vias, é emitido um comprovante);
Mensagem Unidade Padrão Cedente – Campo inicialmente pode ser nulo, pois a validação de obrigatoriedade está sendo solicitada no cadastro da conta pela aplicação: “S” - Identifica que deve ser impresso no boleto a razão social padrão do sacador/Avalista, “N” - Imprime a razão social informada no cadastro da conta/Faturamento. Informa se deseja imprimir o Sacador/Avalista;
- Mensagem Unidade Padrão Sacador – Campo inicialmente pode ser nulo, pois a validação de obrigatoriedade está sendo solicitada no cadastro da conta pela aplicação: “S” - Identifica que deve ser impresso no boleto a razão social padrão do sacador/Avalista, “N” - Imprime a razão social informada no cadastro da conta/Faturamento. Informa se deseja imprimir o Sacador/Avalista;
- Seleção da Instrução de Boleto – Este campo pode ser preenchido com dois tipos de Instrução: “A” - Instrução Estática ou “B” - Instrução Dinâmica através de SQL, as Instruções são configuradas na manutenção “231- Caixa/Banco”, procedimento informado anteriormente;
- Dias para Protesto – Informa a quantidade de dias para protesto dos títulos presentes na remessa;
- Dias para Baixa/Devolução – Informa a quantidade de dias para baixa/devolução dos títulos presentes na remessa;
- Layout da Remessa – Informa se deseja indicar o Sacador/Avalista. Opção disponível apenas para Banco do Brasil.
Seção (B): Esta tela é a continuação do cadastro da Conta Financeira.
- Número do Contrato – Informe o contrato bancário que está relacionado a conta ou tecle “ENTER” para pesquisar. O cadastro do Contrato é realizado na opção “235 – Contrato Bancário”;
- Carteira Bancária – Informe a Carteira Bancária da Conta, onde cada banco possui a sua, segue a relação:
Banco do Brasil = 17;
Banco do Nordeste = 21 ou 41;
Santander = 101;
Caixa Econômica Federal = RG;
Bradesco= 09;
Itaú = 109;
Banco Cooperativo SICREDI = 02;
Banco Cooperativo do Brasil – SICOOB = 101;
- Código da Carteira – Para geração da Remessa é necessário informar se a cobrança é: Simples, Vinculada, Caucionada, Descontada ou Direta Especial. Os clientes que utilizam o Próton ERP para emissão de boletos geralmente utilizam a cobrança Simples, assim como a Carteira Bancária, cada banco possui o seu código, segue a relação:
Banco do Brasil = 019;
Banco do Nordeste = 33 ou “nulo”;
Santander = 101;
Caixa Econômica Federal = RG;
Bradesco= 09;
Itaú = 109;
Banco Cooperativo SICREDI = 1;
Banco Cooperativo do Brasil – SICOOB = 1;
- Último Nosso Número – Como é um novo cadastro, informe “0 ( zero)”;
- Número da Última Remessa – Como é um novo cadastro, informe “0
- Número da Última Remessa DDA – Como é um novo cadastro, informe “0 ( zero)”;
- Nome do Cedente – Armazena o nome do cedente, utilizado na Remessa Bancaria e também na impressão do boleto;
- CNPJ do Cedente – Armazena o CNPJ do cedente, utilizado na Remessa Bancaria;
- Endereço do Cedente – Armazena o endereço do cedente, utilizado na impressão do boleto bancário;
- Exibe Saldo ou Valor – Informa se deseja gerar Remessa com Saldo ou Valor do título;
- Unidade Padrão – Informa se a unidade do cabeçalho do arquivo é a Unidade Padrão ou se é o Nome do Avalista.
- Inclui Sacador Avalista – Informa se deseja informar o Sacador/Avalista. Opção disponível para Banco do Brasil.
Botão “Unidades” (Alt+D) – Após cadastro da Conta Financeira, o usuário poderá Associar a Conta nas outras Unidades de Negócio da empresa.
- Botão “Relatório”(Alt+R): Nesta opção o usuário irá listar um relatório com as informações do(s) Banco(s) e sua(s) respectiva(s) Conta(s). Abaixo segue imagem da manutenção.
PASSO 4
Ao concluir o cadastro da Conta Financeira, favor criar um título na opção: 3 Financeiro – Contas a Receber – 209 – Títulos, onde o titulo deverá conter as informações:
- Tipo de Título – Informe o tipo “1 – Duplicata” ou “2 – Previsão”;
- Tipo de Cobrança – Informe o tipo “CB – Cobrança Bancária”;
- Portador – Informe o “Código do Banco” em que a Conta Financeira foi criada para a emissão do boleto;
- Valor do Título – Informe um valor simbólico (Lembre-se do valor mínimo configurado no cadastro do Banco, opção 231 – Caixa/Banco).
PASSO 5
Após criar o titulo para teste, acesse a opção: 1 Faturamento – 64 Emissão de Boletos Bancários e emita o boleto do titulo que foi criado.
- Antes de emitir o boleto acesse o “F4” (Alt+E) e configure os campos com as informações:
Seleção por título, pedido ou Lote: Informe “A – Seleciona por Título”;
Seleciona Carga: Informe “N – Não”;
Impressora Padrão: Informe uma Impressora PDF ou uma Instalada na máquina, quando for visualizado o Preview, salvar o boleto em PDF;
Impressão do Boleto Bancário: Informe “A – Permitir todos os Bancos”;
Conserva os dados após emissão de boletos?: Informe “S – Sim”.
Configurado o F4, volte na pagina principal da emissão dos Boletos e informe os dados solicitados, lembrando que estas configurações são para cada Usuário.
- Unidade – Informe o Código da Unidade. Este campo está disponível apenas para empresas com multiunidades em sua Base de Dados;
- Deseja emitir Boletos já emitidos – Digite “N” para ser listado apenas os Títulos que ainda não emitiram Boletos e “S” para Reemitir Boletos de títulos com boletos já gerados;
- Período – Informe a data inicial e final de emissão dos Títulos que deseja emitir Boleto(s);
- Tipo de Título – Informe o valor referente ao Tipo do Título que foi criado, para a emissão de Boletos o tipo tem que ser “1 – Duplicata” ou “2 – Previsão”;
- Conta – Informe a Conta Financeira que foi criada para emissão de Boletos;
- Títulos – Digite o número do primeiro título que deseja imprimir, ou “Enter” para pesquisar;
- Nosso Número – A sequência do Nosso Numero é criada automaticamente de acordo com o informado no Cadastro da Conta Financeira;
- Observação – Ao digitar a informação neste campo, a mensagem será exibida no corpo do boleto.
PASSO 6
Com o boleto Gerado, o usuário deverá gerar o arquivo de Remessa para ser enviado pra o banco.
Para gerar a remessa, acesse: 7 EDI - Processos - 348 - Remessa
Antes de gerar o arquivo, acesse o “F4” (Alt+E) e configure os campos:
Diretório do arquivo: Informe o local onde o arquivo de Remessa será salvo;
Tipo de Título: Informe o valor referente ao Tipo do Título que foi criado, para a emissão de Boletos o tipo tem que ser “1 – Duplicata” ou “2 – Previsão”;
Seleção de Datas: Escolha se deseja filtrar a remessa por data de emissão, vencimento ou ambas.
Configurado o F4, volte na pagina principal para geração do arquivo de Remessa e informe os dados solicitados, lembrando que estas configurações são para cada Usuário.
- Unidade – Informe o Código da Unidade. Este campo está disponível apenas para empresas com multiunidades em sua Base de Dados;
- Banco – Digite o código do Banco que será gerado a Remessa ou clique “ENTER” para pesquisar;
- Conta – Digite o código da conta que deseja acessar ou clique “ENTER” para pesquisar;
- Data de Emissão – Digite a data inicial e final de emissão para filtros de dados;
- Tipo de Título – Informe o valor referente ao Tipo do Título que foi criado, para a emissão de Boletos o tipo tem que ser “1 – Duplicata” ou “2 – Previsão”;
- Operação – Informe o tipo de Operação Financeira da remessa:
S – Simples (Não Gera Lote de Operação Financeira);
E – Especial (Não Gera Lote de Operação Financeira);
D – Desconto;
A – Caução;
V – Vinculada.
As opções que geram lote de operação financeira marcam os títulos com a operação realizada, as outras opções deixam o título com a operação original (Simples).
Como padrão utilize sem a opção “S – Simples”.
- Informar Título – Opção de seleção dos títulos, sendo possível utilizar as seguintes possibilidades:
T – Todos os títulos;
S – Selecionar os títulos;
D – Desconsiderar os títulos da seleção;
E – Somente os títulos já enviados através de remessa da seleção;
N – Somente os títulos ainda não enviados através de remessa da seleção.
Digite uma das opções ou deixe em branco o controle e tecle “ENTER” para navegar entre as opções.
- Total – Quantidade de títulos selecionados que vão para a Remessa;
- Contrato e Ultima Remessa – São preenchidos automaticamente.
PASSO 7
Depois de emitido o Boleto (passo 5), onde foi salvo um arquivo em PDF e gerado o arquivo da Remessa (passo 6), onde foi salvo na pasta informada no F4 da manutenção, estes arquivos (Boleto e Remessa) deverão ser enviados para o Banco realizar a HOMOLOGAÇÃO.
Após o Banco informar que os arquivos estão dentro dos padrões exigidos, realize todo o processo novamente de criação de um título, emissão do boleto e geração da remessa, enviando-a para o banco e faça o pagamento em uma Lotérica, confirmando assim se o valor do título será creditado na sua conta.
Os boletos só devem ser emitidos pra os clientes após tudo estiver "OK", evitando assim prejuízos financeiros.
- Entrar em contato com o Gerente do banco e coletar as respectivas informações do cadastro da conta: